segunda-feira, 8 de junho de 2020

A PROPÓSITO DAS REFLEXÕES D'OS LUSÍADAS (2) A epopeia do Rui Silva


Os alunos do 10º B e D aceitaram escrever sobre aquilo que levaria hoje em Portugal a uma nova epopeia. Vejam o segundo texto, do Rui Silva.

O sonho 
Durante estes dois últimos séculos, Portugal e o seu povo tiveram bastantes momentos icónicos e de grande mérito; mas um dos que podem ser considerados mais especiais no mundo do desporto é, claramente, o mítico terceiro lugar no Mundial de 1966 de Inglaterra.
Foi o primeiro Campeonato do Mundo em que Portugal se conseguiu apurar, ficando em terceiro lugar, perdendo apenas contra uma incrível equipa da Inglaterra, que acabou por ser campeã.
Foi uma jornada impressionante: Portugal ficou num grupo com a Hungria, a Bulgária e o incrível Brasil de Pelé. Foi sem derrotas até ao seu jogo da morte com a Inglaterra e, após essa derrota, venceu a equipa da antiga União Soviética por 2 golos contra 1. 
Este também foi o torneio que impulsionou e deu a conhecer os talentos de Eusébio, sendo considerado o melhor marcador da competição, com 9 golos.
Tal feito pode ser considerado uma epopeia, porque os portugueses, até lá, não tinham tido qualquer oportunidade de sentir alguma felicidade pela sua seleção. Os “pequenos jogadores” lá foram, para o desconhecido, enfrentar as melhores equipas do mundo… 
Rui Silva, 10ºB
(imagem Letra E - Cornelia Mladenova)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.