terça-feira, 1 de dezembro de 2020

FALECEU HOJE, DIA 1 Eduardo Lourenço, ex-aluno do Liceu da Guarda na década de 30

Eduardo Lourenço, pela inspiração
do artista Florencio Maíllo,
nos jardins do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda

Faleceu hoje com 97 anos o pensador e ensaísta Eduardo Lourenço, talvez o ex-aluno mais célebre do Liceu Nacional da Guarda, juntamente com Vergílio Ferreira. Eduardo Lourenço, nascido em 1923 em S. Pedro do Rio Seco (Almeida), entrou no Liceu da Guarda em 1934, mas esteve aqui só um ano, tendo depois rumado ao Colégio Militar.

Ao longo de muitas décadas Eduardo Lourenço distinguiu-se na filosofia portuguesa refletindo sobre os enigmas da portugalidade (a sua obra mais conhecida é “O Labirinto da Saudade”), tendo também investido muito no estudo da obra poética de Fernando Pessoa. Fez carreira universitária em França e vivia atualmente em Lisboa. Recebeu vários prémios, entre os quais o Prémio Camões.

A Biblioteca Municipal da Guarda tem o seu nome e nos últimos anos as escolas do concelho da Guarda, inclusive a ESAAG, participaram em muitas iniciativas relacionadas com a obra de Eduardo Lourenço, por iniciativa do projeto Terra da Escrita. Relembramos por exemplo em fevereiro passado os dois colóquios de António Pedro Pitta na ESAAG sobre o sentido da filosofia em Eduardo Lourenço. Também no Centro de Estudos Ibéricos a figura deste pensador era proeminente, estando mesmo instituído um Prémio Eduardo Lourenço que “visa galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas”.

O Blogue EXPRESSÃO exprime as condolências à família e presta esta última homenagem ao nosso ex-aluno. Para mais pormenores, ver por exemplo esta notícia no site do JN.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.