quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

FOI FOI HOJE O LANÇAMENTO NA BMEL Livro "ESAAG - 50 Anos na Mata Municipal" comemora 50 anos no atual edifício

 
















      Teve lugar hoje, 16 de dezembro, pelas 18 horas, o lançamento do livro “Escola Secundária Afonso de Albuquerque – 50 anos na Mata Municipal”, sob a coordenação do professor Joaquim Igreja. Foi na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e na mesa, para além do coordenador da edição, estava a Diretora do AEAAG, Amélia Fernandes, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, o responsável pela paginação António Saraiva e os dois ex-alunos convidados a tomar a palavra, um finalista de 1969/70 (José Fonseca de Carvalho) e outro de 2019/20 (Mariana Pina).
       Depois de um momento musical com alunos do Conservatório mas também do AEAAG, a sessão começou pela mensagem da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ex-aluna da ESAAG que mostrou as saudades dos tempos do Liceu e o seu agradecimento por esta escola lhe ter dado bagagem para a vida. Depois a Diretora do AEAAG Amélia Fernandes  sublinhou a força de uma escola cujo espírito permanece para lá das paredes e das alterações arquitetónicas, lamentando também que a escola às vezes não possa resolver problemas estruturais que a sua renovação devia prever. Chaves Monteiro, Presidente da CMG, pôs o foco em toda a geração de quadros que já passou por esta escola e prestigia a Guarda e mostrou o seu orgulho por também ali ter andado. António Saraiva frisou as condições que a escola deve ter para servir a sua missão, devendo exigir-se a excelência nas instalações, condição para termos formação de qualidade. José Fonseca de Carvalho relembrou o ambiente de há 50 anos e de como ainda lembrava com saudade esses tempos de dificuldades mas também de grande solidariedade entre estudantes. Mariana Pina relembrou que os 50 anos de existência deste espaço não devem fazer esquecer a grande preocupação da escola, conseguir boas condições para os alunos aprenderem, agradecendo também aos professores todo o esforço feito pelos alunos.
       Na parte final da sessão tomou ainda a palavra Mário Gonçalves, ex-aluno e antigo Diretor de Serviços de Recursos Materiais na Direção Regional de Educação do Centro. Explicou o processo de reconstrução da bandeira académica, cuja réplica foi agora colocada na Esc. Sec. Afonso de Albuquerque e explicou também a evolução do edifício atual da ESAAG no contexto da evolução das conceções dos edifícios escolares no Ministério da Educação.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.