segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR (2) As conclusões do Painel 2 (Cidadania e Desenvolvimento)


        Nos painéis da Rede de Escolas do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da passada sexta-feira, 15 de janeiro, o painel 2 era dedicado à "Organização semestral do Cidadania e Desenvolvimento como oportunidade para acompanhar alunos em tempo de pandemia". Eis um testemunho da participação neste painel.

Alina Louro (Coord. Cidadania):

Depois de uma introdução geral, foi pedida a palavra dos professores presentes neste Painel "Cidadania e Desenvolvimento como oportunidade para acompanhar alunos em tempo de pandemia". Referimos que o nosso Agrupamento tem muitos Projetos a decorrer e várias entidades parceiras. Foi dado especial realce à criação do Laboratório Cívico e, neste âmbito, à forma como os professores e alunos têm atuado em tempo de pandemia. Os Projetos de Voluntariado e a participação em Campanhas de Solidariedade estiveram no centro da nossa intervenção, embora ficasse bem visível a abordagem de todos os domínios e o espírito de entreajuda que tem sido vivido.

A maioria das ideias expostas no painel já foram trabalhadas por nós (Agrupamento) este ano ou em anos anteriores. Contudo, gostámos particularmente da ideia de se fazer uma "Maratona de cartas" a distribuir aos utentes dos lares da 3ª idade. A ideia central é cada aluno escrever uma carta (manuscrita) a um "avô/avó" a dizer como se sente, como tem lidado com os tempos que vivemos. Depois, perguntará como tem passado, como está a ser o seu dia-a-dia... deverá mostrar proximidade, afeto e esperança.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.