sábado, 8 de maio de 2021

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA (3) Mais textos de reflexão do 10º E, F e G

 

Dia Mundial da Língua Portuguesa 

   A língua portuguesa é importante pois ajuda na comunicação entre os falantes, ajuda no desenvolvimento da cultura e relações internacionais. Atualmente é um idioma oficial em Portugal, Angola, Cabo-Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e na região de Goa e Macau.

   A comunicação é a principal base do convívio em sociedade. Através da fala é que podemos comunicar-nos com as outras pessoas que vivemos em sociedade, transmitimos ideias e recebemos ideias de outras pessoas, tudo graças à comunicação, o que demonstra a importância da língua portuguesa no nosso quotidiano, pois devemos ser objetivos e claros na hora de comunicar.

   O português é uma língua de cultura portadora de longa história, que serve de matéria-prima e é produto de diversas literaturas e instrumento de afirmação mundial de diversas sociedades. Uma língua como esta vive na história da sociedade e do mundo.

   A língua portuguesa é a sexta língua mais utilizada no mundo dos negócios. Os negócios em países lusófonos têm feito muito para afirmar o português no mundo, pois quanto mais uma língua é falada mais pessoas querem falar.

Concluindo, a língua portuguesa está numa trajetória crescente na sua importância a nível mundial.

·  Mariana Rei 10ºE ·  Adriana Meireles 10ºG ·  Alexandra Capelo 10ºG ·  Andréa Marques   10ºG 

Importância da língua portuguesa

 O português tornou-se num dos idiomas mais populares no mundo inteiro. Utiliza-se esta língua para comunicação internacional, comércio, debates científicos, desenvolvimento, entre outros.

Na nossa opinião, o português é uma língua que ainda está em evolução e em ascensão, e achamos que daqui a 30 anos, o português será uma das 3 línguas mais faladas no mundo, uma vez que existem mais de 260 milhões de falantes portugueses no mundo, e cerca de 4% do dinheiro mundial vai para falantes de português.

Para além disso, há muitos autores, como Luís de Camões ou Fernando Pessoa, que revolucionaram a língua portuguesa, com as suas obras. Existe, também, uma grande comunidade portuguesa, em países como a França ou os Estados Unidos. A cidade de Paris foi considerada a maior cidade portuguesa, fora de Portugal ou de algum país da Comunidade de Países da Língua Portuguesa.

Para resumir tudo o que foi dito, consideramos o português uma língua muito importante e que tem uma grande influência no mundo atualmente.

Martim Caetano, João Carvalho, Giovanna Pires, Mariana Cosme, 10ºG 

Dia Mundial da Língua Portuguesa

 A Língua Portuguesa é uma das mais faladas no mundo, já que diversas comunidades nos vários continentes falam a nossa língua. É uma língua bastante complexa com várias regras gramaticais e a pronúncia não é das mais fáceis variando consoante a região.

Ao longo dos anos, a Língua Portuguesa foi perdendo a sua importância. Antigamente era bastante usada no desenvolvimento do comércio, negócios, comunicações, etc. Apesar de ainda ser utilizada nestes campos, hoje em dia, a população opta por línguas estrangeiras, como o inglês.

“A Língua Portuguesa é uma coisa viva. Por isso é que tem muita gente a tentar assassiná-la”; esta frase representa uma realidade de hoje pois muitas pessoas, principalmente os jovens, dão preferência à utilização de outras línguas, sem ser a materna, fazendo com que cada vez menos pessoas falem ou queiram aprender português.

Concluindo, a Língua Portuguesa está a perder a sua importância, o que não devia estar a acontecer porque é uma língua bastante bonita e apelativa. 

Ana Alves Nº4 10ºG; Cátia Nunes Nº9 10ºG; Dânia Guerra Nº11 10ºF; Inês Almeida Nº18 10ºF

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.