sábado, 29 de maio de 2021

ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 27 Neuza Amado e Inês Lopes estiveram na ESAAG com o MInd the MInd




 

Desmistificar, partilhar, aprender! 

Na quinta feira, dia 27 de maio, entramos nós para a sala de aula, com o propósito de aprendermos mais um pouco de Psicologia, e eis que somos surpreendidos por duas caras novas a entrarem connosco, discretamente! Desde logo percebemos que seria uma aula diferente, mas nada nos preparava para a sessão incrível na qual iríamos ter o prazer de participar!

 As duas novas intervenientes na nossa aula começaram, então, por se apresentar. Neuza Amado e Inês Lopes (ex-alunas da nossa escola), duas alunas do curso de Psicologia da Universidade de Coimbra, ambas a realizar um mestrado em “Psicologia do Trabalho e das Organizações” e embaixadoras, a nível regional, do projeto “Mind the Mind”, trocadilho muito expressivo que, à letra, significa “importa-te com a mente”. Este projeto tem como objetivo combater os estigmas, isto é, as ideias pré-concebidas associadas às doenças mentais, como as jovens estudantes tão bem esclareceram no início da sessão! Seguidamente, fizemos um jogo, o tradicional “Eu nunca”, no qual, depois de nos serem disponibilizados dois cartões, um de cor verde e outro vermelho, que, simbolizavam, respetivamente, “Sim” e “Não”, foram-nos colocadas 10 questões algo profundas e de caráter reflexivo acerca das nossas Vidas, como, por exemplo, se já nos havíamos preocupado excessivamente com alguma situação, se já tínhamos sentido falta de motivação, dificuldade em sair da cama de manhã, entre outras! Posteriormente, fomos questionados acerca do nosso conhecimento de doenças mentais, com uma participação ativa das turmas! No seguimento da sessão tão interativa e interessante, foi-nos apresentado um vídeo, produzido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que retrata a depressão, uma das perturbações mentais mais conhecidas, como se de um cão preto se tratasse, cão esse que, na película, perseguia um senhor para todo o lado, interferindo de uma forma bastante incisiva em todas as suas atividades quotidianas. No entanto, no final deste pequeno vídeo, o senhor, com a ajuda especializada, a prática de exercício físico, o encarar da Vida por outro prisma, conseguiu dizimar este cão, provando que as doenças mentais não são, como as estudantes tão bem nos disseram “uma sentença para a Vida”. A sessão continuou a decorrer, sempre num clima de amizade e partilha, de “à vontade”, no qual houve até mesmo lugar para a partilha de vivências pessoais de alguns alunos, e de uma das jovens, com toda a naturalidade, sem filtros nem tabus! Maravilhoso, como se pode imaginar!

Para concluir, quero expressar a minha admiração pelo projeto e pela iniciativa destas estudantes, que, com a sua simplicidade e animação cativantes, nos fizeram encarar as doenças do foro psicológico de uma forma diferente, muito mais natural, despertando muito mais a nossa atenção para com os que nos rodeiam, para deixarmos a nossa “bolha” e abrirmos o nosso coração, porque somos parte essencial da felicidade de quem connosco partilha esta aventura que é viver! Que venham mais iniciativas assim, para termos jovens mais informados, despertos para o Mundo, mais humanos, na verdadeira aceção da palavra!

Escrito por Joana Ramos, nº18, 12ºC

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.