terça-feira, 22 de junho de 2021

CIDADANIA DO 10º A Operação Máscaras nas Lameirinhas

 

Os alunos do 10º A, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e em Cooperação com o Clube de Saúde, realizaram uma "caminhada" pelas Lameirinhas e centro da cidade, com a recolha de máscaras, e visou sensibilizar para a importância da adoção de práticas responsáveis quer em termos ambientais quer de saúde pública.

A perspetiva da turma nas palavras do Henrique Fonseca.

 

Máscaras no chão, não!

Foi no sábado, dia 19 de junho do ano de 2021, que nós, alunos e três professoras da turma do 10ºA, concretizamos o nosso projeto de Cidadania sob a alçada da nossa mentora Professora Luísa Fernandes. O nosso projeto já se revelava essencial em prol da saúde pública ambiental e foi neste dia que em conjunto “arregaçamos as mangas” e iniciamos a nossa ação voluntária de recolha de lixo urbano, sobretudo de recolha de máscaras de proteção indevidamente largadas para o chão de forma descivilizada, diariamente, nos mais diversos locais da cidade.

Acabámos por confirmar infelizmente aquilo que já era expectável. Foi, para nós, uma triste certeza: a situação pandémica atual veio agravar mais um problema que já era previsível.

Esta situação de insalubridade pública não poderia, de modo algum, passar despercebida e, por isso, empreendemos esta iniciativa com todos os devidos cuidados de higiene e proteção e realizámos a nossa tarefa. Então, de uma forma agridoce, fomos bem-sucedidos na recolha das máscaras. Agridoce porque, apesar de termos cumprido o nosso dever e termos deixado a nossa cidade mais limpa, sentimos uma réstia de esperança de que não haveria tanta concentração de máscaras; porém, da conclusão final resultou um total de dois grande sacos de lixo com máscaras de proteção perdidas ao acaso pelas ruas, uma quantidade inimaginável.

Locais como o Hospital e as escolas foram aqueles onde se verificou um maior número de máscaras dispersas no chão, também em terrenos abandonados e zonas que não são tão frequentadas.

Em suma, constatamos que as camadas mais jovens da população são, na sua maioria, as que mais contribuem para a criação desta poluição ambiental e insalubridade a céu aberto e, por isso, apelamos: a que ponham um travão nesta situação!

Henrique Fonseca,10ºA

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.