segunda-feira, 7 de junho de 2021

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE (4) A Carolina Baptista explica como decorreram as duas ações de limpeza do 11º D


O grupo de cidadania I do 11º D da Escola Secundária Afonso de Albuquerque realizou hoje, dia 5 de junho, a segunda atividade de recolha de lixo no espaço urbano da cidade da Guarda. Esta iniciativa surgiu no âmbito do tema “desenvolvimento sustentável” e foi desenvolvida pelos membros do grupo: Beatriz Rodrigues, Carolina Baptista, Gabriela Pires, Rodrigo Valério e Tatiana Gonçalves, sendo coordenada pela diretora de turma, a professora Elvira Matos.

Em ambas as atividades, cumprimos todas as normas de segurança, através do uso de luvas e a sua alternância regular, pinças que estabeleciam uma distância de segurança entre os voluntários e os resíduos, desinfetante de mãos, protetor solar e sacos do lixo.

A primeira operação, efetuada no dia 29 de março deste ano, resultou na recolha de 21 sacos lotados com centenas de detritos que, no passado, ocupavam grande dimensão de uma área significativamente próxima ao espaço escolar da Escola Sec. Sé. Desde embalagens de bolachas e garrafas de água até bonecas e panelas, encontrámos de tudo num espaço que fora ignorado e não cuidado durante anos. O período de tempo de 3 horas em que a sessão decorreu valeu, totalmente, a pena, uma vez que, todos os dias, centenas de residentes intercetam a área em questão e a densa poluição danificava consideravelmente a paisagem guardense.

A segunda atividade, efetuada hoje, dia 5 de junho, teve lugar numa das mais célebres áreas da cidade: a da Torre de Menagem. Apesar de não existir uma concentração de lixo tão elevada numa zona singular, os resíduos estavam distribuídos dispersamente e degradavam, naturalmente, um panorama com grande importância cultural. Como desta vez estávamos perante um setor muito maior, traçámos percursos e dividimo-nos em grupos para aumentar a eficiência da tarefa e, simultaneamente, economizar tempo.

Queríamos, também, agradecer à professora Rosa Fonseca Marques por se ter disponibilizado a ajudar-nos a executar a tarefa e, consequentemente, a tornar a Guarda num sítio mais agradável assim como o ambiente, o nosso lar coletivo.

Com este projeto, pretendemos divulgar a mensagem de que não custa nada auxiliar o planeta. Todos os membros envolvidos no projeto se divertiram bastante e ainda praticámos atividade física, como bónus para a nossa saúde. De facto, a diferença do antes e depois da nossa intervenção é profunda. E mesmo que a atividade não seja apelativa para todos, pedimos para, pelo menos, agirem como cidadãos responsáveis e deitarem os resíduos nos respetivos ecopontos. Estes pontos estão espalhados pela cidade e não há motivo algum para prejudicar o único planeta que temos, meramente por preguiça.

 Carolina Baptista, Nº4, 11ºD

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.