quinta-feira, 1 de julho de 2021

1 DE JULHO, DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS (1) Uma mensagem do professor João Vaz, da ESAAG

 

Dia Mundial das Bibliotecas

Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, biblion - "livro", e ϑήκη theca - "depósito"). A definição remete para um local em que são guardados livros, documentos tridimensionais, e demais publicações para o público estudar, ler, e consultar tais obras.

Alguém disse: “São santuários de sabedoria: juntam o melhor de dois mundos - a cultura expressa em livros e a beleza das instalações. Para quem apenas procura o saber nos livros, quem se delicia com a arquitetura ou, simplesmente, é um viajante curioso”.

Gosto de leitura, gosto de livros, frequento as bibliotecas: a Biblioteca Virgílio Ferreira - Escola Secundária Afonso de Albuquerque e a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda. Destaco a minha pequena Biblioteca, em casa dos meus pais, que é um espaço singular e misterioso. Umberto Eco refere que uma biblioteca não é apenas um repositório dos livros que já lemos, mas também o lugar onde guardamos os livros que iremos ler. Nos meus tempos de juventude, era uma alegria ver chegar a Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo contribuído para alargar os meus horizontes e os hábitos de leitura. O município da Guarda mantém, ainda, este serviço com a Bibliomóvel a calcorrear e a visitar as aldeias e as instituições do concelho. Uma biblioteca é um espaço de liberdade, um espaço de promoção do livro e da leitura, um espaço de diálogo-comunicação. São espaços diferenciadores que contribuem para o bem-estar e felicidade dos cidadãos.

João Vaz, 1 de julho de 2021

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.