A percentagem global de níveis 5 (o mais elevado na escala) alcança no conjunto dos 2º e 3º ciclos 34,2% (30,5% no ano passado). Fazendo a comparação entre os diversos anos de escolaridade da ESAAG (3º ciclo) e Esc. Santa Clara (2º ciclo), o nível 5 alcança o máximo nos anos terminais dos ciclos, 37,6% no 6º ano e 36,1% no 9º ano, descendo abaixo de 30% no 7º ano (29,1%). Comparando as percentagens de notas 5 deste final de ano com as do ano passado, o 9º ano de 2020/21 distingue-se, já que nas 16 disciplinas só é inferior numa delas. Esta situação contrasta claramente com os 7º e 8º anos, em que as notas elevadas foram em maior percentagem no ano passado. O 5º e 6º ano são mais equilibrados.
Em que disciplinas são mais numerosas neste final de ano as classificações máximas (nível 5) no 2º e 3º ciclo? Os níveis 5 predominam em Educação Moral e Religiosa Católica, chegando aos 100% no 9º ano, nunca descendo abaixo dos 66,7% (7º e 8º ano). Acima dos 60%, Classe de Conjunto chega aos 92% no 5º ano e aos 60,9% no 7º ano. Educação Física chega aos 61,5% no 6º ano. Cidadania no 6º ano atinge os 60,6%.
Nas disciplinas consideradas estruturantes, em Português os níveis 5 variam entre os 12,7% no 7º ano e os 30,1% no 6º ano. Em Matemática, atingem o nível máximo de 26,2% no 8º ano, descendo aos 17,2% no 7º ano. Português, globalmente, é a disciplina com menor taxa de níveis elevados. As Línguas Estrangeiras têm percentagens de níveis 5 oscilando entre os 20% e os 40%.
Vejam agora o quadro dos níveis elevados:
2º e 3º ciclos – Classificações Finais 2020/21
CLASSIFICAÇÕES NÍVEL 5
(entre parênteses percentagem de 5 no final de 2019/20)
|
5º ano |
6º ano |
7º ano |
8º ano |
9º ano |
Português |
17,2% (23,3%) |
30,1% (17,8%) |
12,7% (24,8%) |
16,9% (14,8%) |
19,5% (14,7%) |
Inglês I |
18,7% (27,9%) |
24,2% (26,3%) |
32,8 (33,1%) |
34,8% (27,2%) |
22,5% (18,8%) |
Espanhol II |
- |
- |
23,1% (28,9%) |
26,3% (28,6%) |
36,2% (17,2%) |
Francês II |
- |
- |
39,0% (24,2%) |
18,4% (23,2%) |
25% (21,2%) |
Hist. Geog. P. |
25,2% (22,1%) |
22,9% (25,0%) |
- |
- |
- |
Hist. |
- |
- |
40,3% (36,8%) |
36,2% (33,1%) |
42,0% (23,0%) |
Geografia |
- |
- |
36,6% (33,1%) |
33,3% (33,7%) |
36,1% (28,2%) |
Matemática |
22,1% (21,4%) |
25,5% (14,5%) |
17,2% (32,3%) |
26,2% (19,5%) |
21,9% (16,8%) |
Ciências N |
30,3% (39,0%) |
35,9% (30,9%) |
23,9% (24,1%) |
51,1% (34,9%) |
49,7% (19,4%) |
Ed. Vis. |
22,0% (10,8%) |
31,4% (47,1%) |
25,9% (28,0%) |
28,5% (27,1%) |
32,9% (31,8%) |
Ed. Física |
47,2% (21,0%) |
61,5% (42,1%) |
17,2% (26,1%) |
22,5% (40,6%) |
40,6% (26,9%) |
Ed. Tec. |
19,3% (27,8%) |
37,9% (48,0%) |
36,9% (39,7%) |
- |
- |
Fís. Quím. |
- |
- |
26,1% (21,1%) |
19,9% (27,8%) |
30,2% (20,9%) |
Oficina de Artes |
- |
- |
- |
21,9% (35,4%) |
- |
Ed. Mus. |
39,1% (35,8%) |
36,6% (39,0%) |
- |
- |
- |
Cidadania |
46,7% (42,9%) |
60,6% (43,7%) |
48,5% (50,0%) |
48,6% (55,9%) |
51,2% (48,3%) |
EMRC |
76,2% (90,6%) |
87,2% (81,1%) |
66,7% (97,4%) |
66,7% (87,0%) |
100% (85,0%) |
Form Mus. |
38,5% (13,0%) |
21,7% (31,0%) |
34,8% (33,3%) |
35,7% (46,2%) |
44,4% (5,9%) |
Cl. Conj. |
92,3% (47,8%) |
52,2% (58,6%) |
60,9% (50%) |
42,9% (53,8%) |
55,5% (64,7%) |
Instr. |
53,8% (56,5%) |
47,8% (41,3%) |
47,8% (50%) |
42,9% (42,3%) |
55,5% (23,5%) |
GLOBAL FINAL 34,2% (30,5%) |
31,4% (28.9%) |
37,6% (35,2%) |
29,1% (32,9%) |
31,2% (32,4%)
|
36,1% |
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.