quarta-feira, 18 de agosto de 2021

BUFETES DAS ESCOLAS Proibidos alimentos açucarados, gordos e salgados já em setembro

 

       Saiu o Despacho 8127/2021 de 17 de agosto, que determina alterações na venda de produtos alimentícios nos bufetes das escolas. Deste modo, na sequência de outros normativos anteriores, são introduzidas restrições significativas, nomeadamente nos produtos com altos teores de açúcar, sal e gordura, em nome da “promoção de ambientes saudáveis nas escolas”.
       O que é que deixa de ser vendido nas escolas? Por exemplo: bolos de pastelaria (bolas de berlim, donuts, mil folhas, croissants, etc.), salgados (rissóis, croquetes, pastéis de bacalhau, etc.), pães ou bolos com recheio, sandes com ketchup ou mostarda, charcutaria (presunto, bacon, chouriço e semelhantes), bolachas e biscoitos, refrigerantes, “guloseimas” como rebuçados ou gomas, snacks doces e salgados, sobremesas como mousse de chocolate, arroz doce ou leite creme, bebidas com álcool, molhos e gelados.
       Parecendo que nada é permitido, o despacho elenca a seguir o que deve ser disponibilizado: água potável gratuita e água engarrafada; leite, iogurte, pão, fruta fresca e saladas, para além de sopas de leguminosas; queijos; frutos oleaginosos; tisanas e bebidas vegetais; snacks de frutas e de leguminosas; sumos de fruta naturais; para acompanhar o pão: queijo, ovo cozido, fiambre e atum, tomate, alface, cenoura e couve roxa. O bufete deve pôr em evidência os produtos disponibilizados e abrir pelo menos vinte minutos antes da abertura das aulas da manhã, devendo encerrar no horário da cantina. O despacho prevê ainda a instalação em certas condições de máquinas de venda automática.
       Quanto às ementas das cantinas, as regras mantêm-se as mesmas, seguindo a dieta mediterrânica mas prevendo dietas vegetarianas. Os Agrupamentos devem rever até 30 de setembro os contratos em vigor, desde que eles não obriguem a indemnização dos fornecedores. A implementação do Despacho deve incluir também programas e sessões de esclarecimento aos alunos em ligação às unidades de saúde locais.
           Vai um ovinho cozido no próximo intervalo?

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.