terça-feira, 14 de junho de 2022

HOJE, 14 DE JUNHO, NO PAV. CONHECIMENTO 4 alunos e 1 professora da ESAAG falaram com uma astronauta

 







HOJE, o dia em que SAMANTHA CRISTOFORETTI falou com Portugal...hoje, um dia EspAcial!

Eram 7:00 e já todos estavam na estação ferroviária da Guarda. Prontos para assistir, em direto, à conversa da astronauta italiana com estudantes portugueses, italianos e luxemburgueses. O Francisco, porta-voz do Clube Ciência Viva, trazia consigo a pergunta por si elaborada e selecionada pela Agência Espacial Europeia (ESA). A viagem foi animada e as paisagens deslumbrantes, entre jogos e gargalhadas, chegamos ao Pavilhão do Conhecimento. Assim que chegámos, o Francisco (e eu) foi encaminhado para o palco onde já estavam meninos das outras três escolas. A sessão foi dinamizada pelo grande Pedro Russo, natural do nosso distrito e visivelmente satisfeito com a nossa presença. Foram apresentados os três países.

Tudo estava rigorosamente preparado para começar, num instante, e terminar em qualquer instante seguinte...não fosse a ligação instável, novidade e experimental. Uma chamada para o Espaço!!! Como se fosse fácil!

A chamada foi intensa, rápida, difícil de descrever.... Portugal teve direito a fazer duas perguntas e obter duas respostas... estávamos visivelmente emocionados.

Todos seguiram as experiências que a astronauta fez para nós... todos queriam falar... a maioria não iria conseguir... se lhe fosse permitido.

Hoje, o nosso Clube Ciência Viva viveu um dia que ficará na memória de muitos... difícil de descrever e de partilhar. Foi o nosso dia, foi o dia em que viemos à Casa-Mãe da Ciência para falarmos com alguém que está no espaço.

Obrigada, Agência Ciência Viva, pela oportunidade.

Alina Louro (professora da ESAAG)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.