quarta-feira, 19 de outubro de 2022

CONCURSO "MAIS ALTA IDEIA" Bruno Fernandes (12º A) explica como foi a vitória

 


Bruno Fernandes (12º A) fez parte do projeto vencedor no concurso MAIS ALTA IDEIA, do NERGA (Núcleo Empresarial da Região da Guarda), juntamente com a Gabriela Coutinho e a Beatriz Martinho, do AE Sé.

Porque concorreste?

O projeto desenvolvido pelo NERGA e pela Plataforma de Inovação da Guarda foi apresentado à minha turma numa aula de cidadania. Tive curiosidade em participar visto que tínhamos acesso a workshops pela parte da manhã essenciais à criação da nossa ideia, mas que também me poderiam ajudar em outros ramos da minha vida profissional e não só na área empreendedora.

Como formaste o grupo?

Tudo começou com uma tentativa de criar o grupo com pessoas chegadas da turma e com amigos de longa data que por vários motivos não puderam. Em conversa com a Gabriela Coutinho ela quase recusou por estar receosa, encorajei-a e no dia seguinte aceitou a proposta, ela chamou uma amiga a Beatriz Martinho que achou ser a pessoa certa, e foi.

Em que consiste o vosso projeto e o que pretende?

A Cabiju é um negócio que pretende fazer bijuteria reciclada maioritariamente com resíduos de cablagem que visa reduzir a quantidade de resíduos de fábricas que trabalham com este material. A bijuteria seria feita por artesãos regionais, e que por isso seriam peças únicas e trabalhadas à mão, daríamos também suporte financeiro a estes trabalhadores.

Que passos tiveram que seguir para a apresentação do projeto?

Durante a manhã foram apresentados vários workshops que nos ajudaram exatamente com isso, Marketing como Gestão Estratégica, Criação de Negócio e Modelo Canvas, Soft Skills do Mundo Profissional Séc. XXI e Elevator Pitch foram a ajuda necessária para a apresentação que teríamos de fazer. Em equipa, recolhemos a informação toda de cada um dos workshops para culminar numa apresentação que nos satisfizesse.

E agora o projeto dá para ser concretizado? Ou fica-se pela fase de projeto?

A concretização do projeto pode vir acontecer, é claro. Talvez não seja agora a nossa prioridade neste momento, mas, quem sabe, um dia mais tarde, porque não vir a desfrutar dos frutos que um dia de convívio com outras áreas diferentes daquilo a que estamos habituados nos ofereceu?

Sentes-te à vontade como empreendedor?

De todo, de empreendedor tenho pouca experiência, esse pouco que foi dado pela experiência organizada pelo NERGA em conjunto com a Plataforma de Inovação da Guarda. É claro que me abre muitas portas com aquilo que já sei, mas tenho a certeza de que ainda existe muito para percorrer.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.