terça-feira, 22 de novembro de 2022

DIA DA CIDADE DA GUARDA 2022 Hélder Sequeira vem à ESAAG no dia 25 falar dos espaços da cidade

 

Mais do que nunca não podemos ignorar o passado e o impacto que este tem no nosso dia a dia. É urgente repensarmos qual o valor que atribuímos ao passado como memória coletiva e fonte de ensinamento. Só assim poderemos ser cidadãos conscientes e participativos, capazes de assumir uma identidade, num mundo cada vez mais global.

Nesta perspetiva, o Grupo de História da Escola Secundária Afonso de Albuquerque não quis deixar passar em claro a comemoração do dia da Cidade da Guarda, fundada pelo Rei D. Sancho I, que lhe concedeu Foral a 27 de novembro de 1199. Assim dirigiu convite a Hélder Sequeira para falar com os alunos sobre a sua visão da cidade e a sua ligação ao passado histórico, por ser um conhecedor e estudioso da Guarda, pedido a que acedeu de imediato. A sessão decorre no dia 25 de novembro às 10h35 no Grande Auditório da ESAAG e vão assistir alunos do 11º e 12º anos.

Hélder Sequeira tem estado ligado à rádio e ao jornalismo desde 1976, foi correspondente do Diário de Notícias, diretor dos jornais Notícias da Guarda e Diário da Guarda; esteve ligado à RDP-Rádio Guarda, tendo também dirigido a Rádio Altitude (fundada em 1948), estação onde, desde 2007, é Provedor do Ouvinte. Edita, desde 2008, o blogue "Correio da Guarda".

Hélder Sequeira tem publicados vários trabalhos: "Rádio Altitude: uma voz de solidariedade beirã"; "O Dever da Memória – uma rádio no Sanatório da Montanha"; "Ladislau Patrício: guardense, médico e escritor"; "Ernesto Pereira: um paladino da Guarda"; "Casa Espigado: na Guarda da tradição"; "Cavaletes da Memória"; "Centro Cultural da Guarda: memória, arte, tradição" e "Um Aragonez na Rádio" são alguns dos títulos editados. Amante da fotografia, tem vido a registar a cidade nos seus mais variados aspetos, dando a conhecer também lugares, recantos e pormenores que tantas vezes passam despercebidos a todos nós.

O Grupo de História da Escola agradece, desde já, a sua presença.

O GRUPO DE HISTÓRIA

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.