sábado, 21 de janeiro de 2023

ESTA QUINTA-FEIRA Violante Matos veio à Guarda falar do seu trajeto e de José Saramago

 






No último dia 19 de janeiro, às 14:30, teve lugar uma sessão no Museu da Guarda com Violante Saramago Matos, filha do escritor José Saramago e da artista plástica Ilda Reis.

Violante comentou assuntos importantes, como as dificuldades da vida das mulheres nos anos 50, e como a sua mãe decidiu tornar-se artista plástica naquela altura, mesmo sendo complicado.

Mostrou-nos também que não é preciso ser-se doutorado ou ter muito dinheiro para se ter sucesso na vida, pois os seus pais não vinham de famílias muito ricas e mesmo assim alcançaram prémios tão cobiçados.

Com a sessão terminada, os alunos que se encontravam no local tiveram a oportunidade de visitar duas exposições: a primeira, de Carlos Pé-Leve, denominada "O Nu na Arte", uma exposição de escultura e pintura onde o corpo nu era explorado de forma artística; a segunda, de desenhos da própria Violante Saramago, “Um Outro Olhar sobre a Obra de Saramago", em que cada um era a interpretação gráfica de um determinado excerto de uma das obras do pai.

Tiago Mateus e Laura Soares, 12.° E

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.