quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

NO DIA 19 DE JANEIRO Foi magnífica a visita aos Museus das Descobertas e dos Transportes

 




No dia 19 de janeiro de 2023 a manhã estava gélida. O relógio não marcava ainda as 7:00 da manhã, quando, a tiritar de frio, os mais de 120 alunos do 9º ano subiram para os 3 autocarros, que os aguardavam para os levar até à cidade do Porto. Os 9 professores acompanhantes, de diferentes áreas disciplinares, Inglês, Português, História, Geografia e Francês dividiram-se em pares pelo trio de autocarros.

Pelas 10:00 chegámos ao nosso destino, a cidade Invicta. O Museu “The World of Discoveries” recebeu metade do grupo e o Museu dos Transportes e Comunicações a outra metade. Por volta das 11:20 fez-se a troca de grupos. As visitas guiadas pelos dois museus levaram-nos por caminhos diferentes, mas complementares. De um lado viajámos pelos mares “nunca antes navegados”, conhecemos o interior de uma nau e quase acreditámos que tínhamos sido transportados para outros tempos. Para terminar esta aventura foi-nos possibilitado navegar em réplicas de pequenos barcos e assim percorremos os caminhos marítimos desbravados pelos nossos antepassados, passando pela China, Japão, Indonésia, Índia, Norte de África e Brasil. 

Mal tínhamos terminado esta viagem, logo outra nos aguardava mesmo do outro lado da estrada. No imponente Edifício da Alfândega Nova foi-nos dado a conhecer o Museu dos Transportes. Para a maioria, os carros dos presidentes foram o ponto alto da visita a este local, onde se aprendeu muito sobre a Alfândega e sobre o papel dos transportes e comunicações na sociedade moderna.

A hora de almoço chegou a correr e foi em passo apressado, para escapar da chuva, que nos deslocámos até ao Mac Donald’s. Saciado o apetite, a chuva não deu tréguas e por isso tivemos de recorrer ao plano B. Os alunos não se queixaram e assim demos um passeio pelo Centro Comercial junto ao Estádio do Dragão, de onde todos puderam fotografar o estádio e alguns vislumbrar um par de jogadores do Porto. Nada mau!

Houve até quem lamentasse não ter feito esta visita antes dos testes de avaliação de História e de Geografia.

Senhores Professores, para a próxima havemos de ter isso em consideração!

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.