domingo, 5 de fevereiro de 2023

FERNANDO CORREIA Como foram os dois dias de formação na ESAAG e na BMEL














     O ilustrador científico e professor da Universidade de Aveiro Fernando Correia, ex-aluno da ESAAG (anos 80), esteve na ESAAG nos dias 2 e 3 de fevereiro a dirigir uma Oficina de Ilustração Científica em que participaram 24 alunos do 9º ano. Às 8h30 de cada dia Fernando Correia fez duas sessões de sensibilização à ilustração científica com todos os alunos do 9º ano. No dia 2 ao fim da tarde teve lugar a Palestra “A arte de ver a Ciência com outros olhos” na BMEL.

      Foram experiências muito interessantes, tanto para Fernando Correia como para os alunos da Oficina. Fernando Correia regressou pela primeira vez à escola desde a sua saída em 1985 no final do ensino secundário, tendo ingressado a seguir na Univ. de Coimbra. Os alunos das sessões de sensibilização ficaram a conhecer o vasto campo de trabalho dos ilustradores científicos, desde a zoologia à botânica e à geologia, passando pela paleontologia. Os alunos das Oficinas dedicaram-se à tarefa de desenhar os espécimes propostos pelo ilustrador ou sugeridos pelos eles próprios, depois de terem assimilado a técnica do scratchboard. Os trabalhos, depois de meia dúzia de horas de trabalho, irão ser acabados nos próximos dias, sendo depois expostos na BMEL.

     Ficaram no ar outras hipóteses de colaboração com a ESAAG, seja ao nível dos professores seja dos alunos. Isto é, um destes dias Fernando Correia vai voltar. Obrigado. Ficámos a gostar de si.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.