segunda-feira, 27 de março de 2023

IAN MAIA GANHOU PRÉMIO EXPRESSÃO FAIA BRAVA 2022/23 NA MODALIDADE DE TEXTO Eis o texto vencedor

Ian Maia (12º B)
 

O 1º classificado do Prémio EXPRESSÃO Faia Brava 2022/23 é este ano Ian Maia, aluno do 12º B. Aqui fica o tema e texto vencedores.

TEMA B

À volta do ambiente e do combate às alterações climáticas os jovens podem desenvolver, se quiserem, atividades de voluntariado e de participação cívica, tanto mais formativas para os próprios jovens quanto menos gratificação obtiverem e mais tempo livre oferecerem à causa. Num texto de opinião / crónica entre 300 e 400 palavras, desenvolve estes temas, referindo-te ao prazer de ser voluntário pelas causas do planeta, da biodiversidade e da proteção da natureza.

TEMA B

“Para toda a ação, existe uma reação”. A afirmação atribuída ao físico inglês Isaac Newton pode ser facilmente aplicada no contexto das vantagens da prática de atividades de voluntariado de teor ambiental, visto que são o contacto com a natureza e a experiência que poderá ser obtida a partir de tais atividades os fatores que contribuem para a maior consolidação dessa prática na nossa sociedade. Portanto, urge que o assunto seja discutido a fim de que sejam propostas medidas capazes de ampliarem o seu alcance, principalmente entre o público jovem.

Precipuamente, é fulcral pontuar que a prática de atividades de voluntariado repercute diariamente na saúde daquele que o pratica: haja em vista que o contacto com o meio ambiente é muito benéfico para o nosso bem-estar físico e mental. Nessa perspetiva, evidencia-se que apenas uma pequena parte dos jovens, no contexto hodierno, se mostram abertos a desfrutarem de tais atividades, seja por questões de preconceitos relativamente à prática ou apenas por não saberem o quão libertador e satisfatório esta prática pode acabar sendo.

Outrossim, é importante destacar que, ao embarcarmos neste tipo de atividade, estamos também a ajudar e a proteger o meio ambiente. Nesse sentido, a prática de atividades de voluntariado mostram proporcionar um benefício mútuo, pois tanto a natureza quanto o ser humano são recompensados. Sob esse viés, é válido referenciar a asserção “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente”, da autoria do ativista canadiano Paul Watson, pois, ao estarmos em harmonia com a natureza, estamos em harmonia com nós mesmos.

Depreende-se, portanto, que a atividade de voluntariado é uma prática que, além de ser muito prazerosa, é capaz de nos beneficiar em diversos âmbitos, tais como o mental e o físico. Torna-se imperativo, pois, que cabe à escola, instituição formadora de conceitos, a promoção de atividades deste género em seu programa escolar. Ademais, fica a cargo dos media, principal instrumento de divulgação de notícias, a divulgação de palestras e workshops relativos ao tema em destaque, a fim de convencer mais jovens a tornarem-se voluntários pelas causas ambientais.

2 comentários :

  1. Mais do que excelente, com português perfeito e contundente em suas ideias, o texto de Ian é de uma lucidez desconcertante e é um bálsamo ver alguém tão jovem com o poder de colocar em letras temas tão imprescindíveis. O mundo não terá fim por contas dos “Ians” no planeta!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Ian, por sua perfeita reflexão sobre o tema.

    ResponderEliminar

Os comentários anónimos serão rejeitados.