sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PROJETO CLIMA@EDUMEDIA teve 1º encontro no Porto

     
     
     O projeto Clima@Edumedia para divulgação de conteúdos inovadores à volta das alterações climáticas através dos media escolares, da iniciativa da Universidade do Porto (UP) e liderado pelo professor José Azevedo, teve o seu início oficial na passada terça-feira, dia 9, no Porto. A reunião, que teve lugar no Auditório Nobre da Faculdade de Letras do Porto, juntou, para além dos responsáveis da UP, 27 representantes dos media escolares que tinham aderido à ideia na passada primavera, incluindo o Blogue EXPRESSÃO, através do professor Joaquim Igreja. Para além destas 27 escolas básicas ou secundárias, participam as Faculdades de Letras e de Ciências da UP e a sua Unidade de Novas Tecnologias na Educação, contando ainda com a parceria da Universidade da Islândia. 
     Após as boas-vindas do professor José Azevedo, cada um dos media escolares se apresentou e passou-se finalmente à discussão do projeto e do seu desenho. 
     Assim, José Azevedo frisou várias linhas do projeto: desenvolver a literacia científica em paralelo com a literacia mediática; criar materiais científicos a disponibilizar depois numa plataforma online com intercâmbio entre todas as escolas; consciencializar os jovens das alterações climáticas e criar materiais para trabalhar nas aulas sobre esse tema; levar os jovens a capacitarem-se para o debate sobre este tema; levar as escolas e os jovens a desenvolver estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas.  
     E como se vai operacionalizar o projeto? Inicialmente através de formação online para professores (MOOC) bem como de formações-relâmpago. Depois ligando fontes credíveis de informação à rede de media escolares instalada, pedindo também a colaboração de entidades ou investigadores que estejam a estudar o tema. Em seguida criando materiais e divulgando-os primeiro junto dos alunos e depois junto da comunidade educativa. A grande missão dos media escolares é a "disseminação" em várias fases junto da comunidade educativa. 
     No Calendário as formações MOOC (online) decorrerão até fim de março e as formações-relâmpago sobre tecnologia para produção de conteúdos nos 3 meses seguintes. A Plataforma online começará já a funcionar. No final do ano de 2015 (outubro) será lançado um concurso para as escolas dos media participantes com as melhores ideias para mitigação ou adaptação às AC. Para já as escolas devem disponibilizar equipas de professores que possam agregar-se ao media escolar para desenvolver o projeto. 
(Fotos do facebook do Projeto Clima@EduMedia)







0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.