quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Parlamento dos Jovens: candidaturas até dia 15

     

Aqui fica o Comunicado  da Direção da Escola explicando o desenvolvimento do Concurso PARLAMENTO DOS JOVENS na ESAAG (Ensino Secundário). 

Comunicado 
A Escola Secundária Afonso de Albuquerque irá participar no programa Parlamento dos Jovens, que é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do ensino secundário, que culmina com a realização de uma Sessão Nacional no Parlamento.
1 - O Parlamento dos Jovens tem como objetivos:
        A)  Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
            B)  Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
          C) Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
        D)  Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
2 – O Parlamento dos Jovens terá este ano como tema Ensino público e privado: que desafios?”.
3 – Procedimento Eleitoral:
A)    Podem votar e ser eleitos para a Sessão Escolar, a realizar no próximo dia 23 de janeiro, todos os alunos da escola, desde que matriculados no ensino secundário (10.º 11.º e 12.º anos).
 B)    As eleições irão decorrer no próximo dia 20 de janeiro, entre as 10h e as 17.30h, no salão da Escola Secundária Afonso de Albuquerque.
C)     Os alunos interessados em participar nas eleições devem organizar-se em listas que devem conter a indicação de candidatos efetivos em número de 10. Os candidatos de cada lista consideram-se ordenados segundo a sequência da respetiva lista.
D)    As listas devem ser apresentadas junto da Direção da Escola até às 13 horas do dia 15 de janeiro.
E)    A apresentação consiste na entrega da lista contendo nome, ano e turma dos candidatos, devendo cada lista apresentar as suas medidas (no máximo 3) que correspondem à tomada de posição em relação ao tema indicado para o ano letivo. Cada medida deve ser acompanhada de um argumento que a fundamente.
F)     Terminado o prazo para apresentação de listas, a Comissão Eleitoral Escolar manda afixar cópias das listas admitidas, identificadas pela letra respetiva, justificando a eventual rejeição de alguma que não tenha cumprido os requisitos enunciados no artigo anterior.
4 – No próximo dia 19 de janeiro, pelas 14.30h, no Auditório da Escola Sec. Afonso de Albuquerque, realizar-se-á um debate, com o deputado João Prata e todas as listas concorrentes, sobre o tema: Ensino público e privado: que desafios?”. 
                                     A Diretora

Amélia Fernandes

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.