De acordo com o
Relatório Estatístico, agora divulgado pelo IAVE, e tendo, igualmente, em
consideração o estudo reflexivo a seu tempo por nós elaborado, os níveis de
proficiência linguística dos alunos da ESAAG que realizaram a prova PET – 2015 superaram os resultados
obtidos a nível nacional e a nível da NUT geográfica das Beiras e Serra da
Estrela, onde a ESAAG se integra.
De facto a percentagem
dos alunos que alcançaram o nível B1, nível de referência para este teste, considerando
o QECR - Quadro Europeu Comum de
Referência para a aprendizagem das Línguas Estrangeiras – e a percentagem dos
que atingiram níveis superiores, B1+ e B2, foi na ESAAG de 48,4% comparativamente com a percentagem de 39,9% a nível nacional.
Constata-se, também, que
se registou uma progressão do desempenho dos alunos, em relação ao ano 2014 (Key
for Schools) e que a componente linguística onde se revelou maior sucesso foi
a da oralidade (“Speaking”).
No entanto, e apesar do
Ministério da Educação e Ciência considerar “os resultados animadores”, a nível
de todo o país, por representarem uma melhoria considerável em relação ao ano
letivo anterior, é crucial reconhecer que a percentagem de alunos com um
desempenho inferior ao aceitável, em termos da utilização da língua inglesa é
ainda elevada e é necessário ter em conta que, a partir deste ano letivo, o
teste terá uma ponderação na classificação final da disciplina no 9º ano de
escolaridade. (em baixo relatório)
Maria Teresa Alves
Gestora do Projeto PET
Coordenadora do Departamento de
Línguas Estrangeiras
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