Foi inaugurada hoje na BMEL a Exposição "José Augusto de Castro - uma vida de combate", dentro da iniciativa TERRA DA ESCRITA, que decorre com a colaboração dos dois Agrupamentos da cidade. Esteve presente Victor Amaral, vereador da cultura da Câmara Municipal da Guarda.
José Augusto de Castro (JAC) foi um famoso republicano que a partir da Guarda combateu o regime monárquico através do jornal O COMBATE, que fundou em 1906. Nas suas páginas a polémica com a Igreja Católica e o jornal A GUARDA é constante, com JAC a considerar a Igreja o baluarte mais forte do conservadorismo e da injustiça social. A República seria, nos seus textos, a solução para todos os problemas, dando ao povo a liberdade de exprimir as suas opções e de resolver os seus problemas. Numa altura em que a ebulição republicana era forte, sobre o regicídio de 1908 dirá friamente em título: "Fim dum governo funesto - Comédia que acaba em tragédia". O Combate publicar-se-á até 1931. José Augusto de Castro escreveu também poesia (ver por exemplo a recente reedição de "Luares" pela CMG).
A Exposição de 14 painéis e muitos objetos oferecidos pelos familiares à BMEL estará aberta até 26 de março. A lista completa da bibliografia de JAC pode vê-la em http://www.bmel.pt/a-guarda-em-letras/autores-do-fundo-local/1-autor-do-fundo-local-2
(fotos do Facebook - BMEL)
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.