quinta-feira, 9 de junho de 2016

ANA ROSA VILA FLOR As respostas da vencedora do Prémio EXPRESSÃO Vox Populi (Texto de Opinião)


Ana Rosa Vila Flor foi este ano a vencedora do Prémio EXPRESSÃO Vox Populi - Texto de opinião, que recebeu ontem. A Ana Rosa respondeu às perguntas do Blogue EXPRESSÃO.
Como foi ganhar o Prémio EXPRESSÃO?
Ganhar este prémio foi inesperado, primeiro, porque não pensei que estivesse a essa altura, e segundo, porque tantos colegas meus participaram, todos eles tão bons escritores. Deixou-me, assim, extremamente orgulhosa de mim própria e do trabalho que realizei. Para além disso, fez-me olhar para a escrita através de uma nova perspetiva, atribuindo-lhe ainda mais valor que antes.
Tens hábitos de escrita regular?
Como já referi, este prémio mudou a forma como eu encaro a escrita. Foi um pouco como um abrir de olhos, fez-me entender não só a importância social, por vezes subvalorizada, que ela tem, como também o seu poder de disseminação, quando de boa qualidade. Assim, fez-me refletir sobre os textos que passei a escrever, os quais passei a escrever com mais regularidade que antes.
Que livros leste recentemente ou que livro andas a ler?
Recentemente, como parte do programa de Português do 12º ano, li as obras "Felizmente há luar!", de Sttau Monteiro e "Memorial do Convento", de Saramago. Em termos gerais, ambos denunciam os contrastes sociais, o espezinhamento do povo pelos mais poderosos. Apesar da sua leitura ser obrigatória, adorei estas obras, pela sua riqueza e por não nos deixarem indiferentes a estas injustiças ainda existentes hoje em dia.
Quais os teus gostos na vida?
Adoro as ciências, a biologia, a matemática, mas também a literatura, a pintura, a música. Penso que tudo isto é arte, embora cada coisa seja arte à sua própria maneira. É na aprendizagem sobre o funcionamento dos nossos corpos, na resolução de uma equação, na leitura de um bom livro, na escrita de um desabafo, na audição da minha música preferida, no tocar guitarra que, para mim, se encontra a felicidade e a verdadeira beleza. E claro, no descansar.
Diz um projeto em que gostasses de te envolver proximamente.
O meu futuro, neste momento, é um pouco incerto. Entre a realização dos exames, o saber as notas, o cálculo de médias, a decisão do curso e da universidade que quero frequentar e todos os preparativos para essa nova fase da minha vida, torna-se difícil pensar em "projetos". Planeio (não sei se se pode chamar a isto um projeto) ler todos os livros que puder neste Verão, visto que já tenho uma enorme lista de espera.
(Texto vencedor: leia aqui.)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.