Eis algumas das ferramentas que podes utilizar nos projetos eTwinning |
Para te aperceberes de como funciona um projeto, aqui vai um modelo de projeto "As TIC, Tu & Eu".
Descrição do kit de projeto
Através da
criação de filmes, apresentações, vídeos e inquéritos, recolha de dados sobre
si próprios com a ajuda de ferramentas estatísticas online, os alunos descobrem
diferenças e semelhanças culturais entre as escolas parceiras de forma lúdica.
A apresentação e comparação entre os seus estilos de vida dá também
oportunidade aos alunos de tomarem consciência sobre os efeitos positivos para
a saúde de uma alimentação equilibrada e da prática de desporto, bem como da
adoção de hábitos saudáveis.
DISCIPLINAS
Educação
ambiental, Educação Visual, Informática/TIC, Línguas Estrangeiras, Matemática/Geometria.
OBJETIVOS
- Ensinar aos alunos a usar e/ou melhorar as suas competências de
comunicação através do uso das TIC.
- Melhorar as competências e aptidões TIC dos alunos.
- Familiarizar os alunos com as regras de etiqueta básicas da comunicação
virtual a fim de poderem colaborar de forma apropriada numa comunidade virtual.
- Incentivar os alunos a aprenderem a conhecer-se melhor, compreenderem
melhor os alunos, escolas e países parceiros e finalmente a tornarem-se amigos.
- Aprender a avaliar a informação com base em dados exatos. Isto permitirá
evitar preconceitos e irá fomentar a abordagem científica ao trabalho.
- Melhorar as competências e o conhecimento de matemática dos alunos.
- Ajudar os alunos a compreenderem as questões da nutrição e incentivá-los
a levar um estilo de vida saudável.
PROCESSO AO LONGO DO ANO
1. Setembro:
- Os professores usam os emails e
o TwinSpace para planear os detalhes das atividades e definir regras básicas e
Netiqueta. Iniciam também os alunos na utilização do TwinSpace.
- Os alunos praticam a utilização
da plataforma eTwinning, discutem ideias e conhecem-se melhor no fórum do
TwinSpace. Módulos para quebrar o gelo - podem ser usados neste processo.
Apresentações – os alunos criam avatars
personalizados falantes (Voki), fazem o upload das suas fotos e avatars no
TwinSpace. Depois, os alunos das escolas parceiras tentam fazer corresponder
cada foto ao respetivo avatar; cada país recolhe nomes da escola parceira e
cria uma nuvem de palavras (ImageChef, WordItOut Wordle, Tagul ou Tagxedo).
2. Outubro
- A minha escola – um vídeo para
o qual os alunos podem recolher ou criar materiais (fotos, vídeos, desenhos) e
associá-los entre si. Depois criam um vídeo com os materiais que recolheram
(Animoto, Movie Maker, Picasa3 ou Photo Story).
3. Novembro
- Criar um logótipo para o projeto com a ajuda de ferramentas da Internet (por exemplo, desenhos), um concurso para o melhor logótipo, com votação pelos alunos online (SurveyGimzo).
- Criar um logótipo para o projeto com a ajuda de ferramentas da Internet (por exemplo, desenhos), um concurso para o melhor logótipo, com votação pelos alunos online (SurveyGimzo).
4. Dezembro
- O meu país e a minha cidade –
uma apresentação em slides ou PowerPoint em que o aluno dá a conhecer a sua
cidade natal (por exemplo, Photo Peach), um questionário/concurso (MyStudiyo) –
os alunos partilham informação sobre os seus países recorrendo ao Wallwisher/
Posterous, elaborando depois um questionário online.
5. Janeiro
- O meu passatempo; O sábado é
fixe (Voxpop, ReadTheWords, Glogster).
6. Fevereiro
- Estilo de vida saudável: Eu e a
minha dieta alimentar; Abraça o Desporto; És verde a que ponto? (Blabberize,
Voicethread, AnswerGarden).
7. Março
- As estatísticas e eu (análise
de gráficos com dados estatísticos ou numéricos, interpretação de diferenças
culturais e semelhanças dos parceiros noutros países, criação de um
retrato/modelo de um aluno típico de cada país parceiro e de um eTwinner típico
envolvido no projeto.
8. Abril
- Um postal de um país parceiro
(Smilebox)
- Um postal de umas férias de
verão em países parceiros (Smilebox); uma apresentação em slides concebida com
a ajuda do Tripline.
9. Maio – Junho
- Avaliação - um inquérito online
(SurveyMonkey), apresentações durante eventos escolares, artigos em jornais
locais).
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.