segunda-feira, 5 de setembro de 2016

ETWINNING 4 Aqui fica um kit de projeto: vê como é fácil

Eis algumas das ferramentas que podes utilizar nos projetos eTwinning

Para te aperceberes de como funciona um projeto, aqui vai um modelo de projeto "As TIC, Tu & Eu".

Descrição do kit de projeto
Através da criação de filmes, apresentações, vídeos e inquéritos, recolha de dados sobre si próprios com a ajuda de ferramentas estatísticas online, os alunos descobrem diferenças e semelhanças culturais entre as escolas parceiras de forma lúdica. A apresentação e comparação entre os seus estilos de vida dá também oportunidade aos alunos de tomarem consciência sobre os efeitos positivos para a saúde de uma alimentação equilibrada e da prática de desporto, bem como da adoção de hábitos saudáveis.

DISCIPLINAS
Educação ambiental, Educação Visual, Informática/TIC, Línguas Estrangeiras, Matemática/Geometria.

OBJETIVOS
- Ensinar aos alunos a usar e/ou melhorar as suas competências de comunicação através do uso das TIC.
- Melhorar as competências e aptidões TIC dos alunos.
- Familiarizar os alunos com as regras de etiqueta básicas da comunicação virtual a fim de poderem colaborar de forma apropriada numa comunidade virtual.
- Incentivar os alunos a aprenderem a conhecer-se melhor, compreenderem melhor os alunos, escolas e países parceiros e finalmente a tornarem-se amigos.
- Aprender a avaliar a informação com base em dados exatos. Isto permitirá evitar preconceitos e irá fomentar a abordagem científica ao trabalho.
- Melhorar as competências e o conhecimento de matemática dos alunos.
- Ajudar os alunos a compreenderem as questões da nutrição e incentivá-los a levar um estilo de vida saudável.

PROCESSO AO LONGO DO ANO
1. Setembro:
- Os professores usam os emails e o TwinSpace para planear os detalhes das atividades e definir regras básicas e Netiqueta. Iniciam também os alunos na utilização do TwinSpace.
- Os alunos praticam a utilização da plataforma eTwinning, discutem ideias e conhecem-se melhor no fórum do TwinSpace. Módulos para quebrar o gelo - podem ser usados neste processo.
 Apresentações – os alunos criam avatars personalizados falantes (Voki), fazem o upload das suas fotos e avatars no TwinSpace. Depois, os alunos das escolas parceiras tentam fazer corresponder cada foto ao respetivo avatar; cada país recolhe nomes da escola parceira e cria uma nuvem de palavras (ImageChef, WordItOut Wordle, Tagul ou Tagxedo).
2. Outubro
- A minha escola – um vídeo para o qual os alunos podem recolher ou criar materiais (fotos, vídeos, desenhos) e associá-los entre si. Depois criam um vídeo com os materiais que recolheram (Animoto, Movie Maker, Picasa3 ou Photo Story).
3. Novembro
- Criar um logótipo para o projeto com a ajuda de ferramentas da Internet (por exemplo, desenhos), um concurso para o melhor logótipo, com votação pelos alunos online (SurveyGimzo).
4. Dezembro
- O meu país e a minha cidade – uma apresentação em slides ou PowerPoint em que o aluno dá a conhecer a sua cidade natal (por exemplo, Photo Peach), um questionário/concurso (MyStudiyo) – os alunos partilham informação sobre os seus países recorrendo ao Wallwisher/ Posterous, elaborando depois um questionário online.
5. Janeiro
- O meu passatempo; O sábado é fixe (Voxpop, ReadTheWords, Glogster).
6. Fevereiro
- Estilo de vida saudável: Eu e a minha dieta alimentar; Abraça o Desporto; És verde a que ponto? (Blabberize, Voicethread, AnswerGarden).
7. Março
- As estatísticas e eu (análise de gráficos com dados estatísticos ou numéricos, interpretação de diferenças culturais e semelhanças dos parceiros noutros países, criação de um retrato/modelo de um aluno típico de cada país parceiro e de um eTwinner típico envolvido no projeto.
8. Abril
- Um postal de um país parceiro (Smilebox)
- Um postal de umas férias de verão em países parceiros (Smilebox); uma apresentação em slides concebida com a ajuda do Tripline.
9. Maio – Junho
- Avaliação - um inquérito online (SurveyMonkey), apresentações durante eventos escolares, artigos em jornais locais).

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.