segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PERFIL DOS ALUNOS PARA O SÉCULO XXI Documento em discussão no Agrupamento


Até 13 de março decorre em todo o país o período de consulta pública do documento PERFIL DOS ALUNOS PARA O SÉCULO XXI, que pretende traçar as bases da aprendizagem dos alunos da escolaridade obrigatória (atualmente até ao 12º ano). O Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque já marcou uma reunião de Conselho Pedagógico para o próximo dia 8, que discutirá as apreciações feitas pelos diversos departamentos, entretanto reunidos nos próximos dias. O Conselho Geral ainda não está convocado mas deverá também reunir para auscultar o pensamento de toda a comunidade sobre o documento.
O documento tem a autoria de um Grupo de Trabalho coordenado por Guilherme de Oliveira Martins e pretende permitir um perfil comum de saída dos alunos no fim da escolaridade obrigatória, garantindo permeabilidade entre percursos. Duas ideias são dominantes: o documento definitivo deve traçar o que a sociedade espera dos alunos no final do seu percurso escolar e permitir uma motivação forte de cada aluno para a sua autoformação ao longo da vida.
Evidentemente que, após a aprovação do documento, outras medidas serão incumbidas às escolas, conforme refere o diretor-geral da Educação, José Vítor Pedroso, na missiva que dirigiu às escolas: “identificação de aprendizagens essenciais, a promoção de mais autonomia na gestão curricular através do estímulo ao trabalho interdisciplinar, a diversificação de modalidades e instrumentos de avaliação, o investimento na formação contínua ou a apresentação de propostas para a educação inclusiva e para a cidadania.”

É tempo agora de discutir o documento em grupo e departamento. O Blogue EXPRESSÃO irá ao longo dos próximos dias dar uma visão mais pormenorizada do documento, salientando sobretudo os valores e as competências-chave que são esperáveis de um aluno ao fim da escolaridade obrigatória. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.