Até 13 de março decorre em todo o
país o período de consulta pública do documento PERFIL DOS ALUNOS PARA O SÉCULO
XXI, que pretende traçar as bases da aprendizagem dos alunos da escolaridade
obrigatória (atualmente até ao 12º ano). O Agrupamento de Escolas Afonso de
Albuquerque já marcou uma reunião de Conselho Pedagógico para o próximo dia 8, que
discutirá as apreciações feitas pelos diversos departamentos, entretanto
reunidos nos próximos dias. O Conselho Geral ainda não está convocado mas
deverá também reunir para auscultar o pensamento de toda a comunidade sobre o
documento.
O documento tem a autoria de um
Grupo de Trabalho coordenado por Guilherme de Oliveira Martins e pretende
permitir um perfil comum de saída dos alunos no fim da escolaridade
obrigatória, garantindo permeabilidade entre percursos. Duas ideias são
dominantes: o documento definitivo deve traçar o que a sociedade espera dos
alunos no final do seu percurso escolar e permitir uma motivação forte de cada
aluno para a sua autoformação ao longo da vida.
Evidentemente que, após a aprovação
do documento, outras medidas serão incumbidas às escolas, conforme refere o
diretor-geral da Educação, José Vítor Pedroso, na missiva que dirigiu às escolas: “identificação de aprendizagens
essenciais, a promoção de mais autonomia na gestão curricular através do
estímulo ao trabalho interdisciplinar, a diversificação de modalidades e
instrumentos de avaliação, o investimento na formação contínua ou a
apresentação de propostas para a educação inclusiva e para a cidadania.”
É tempo agora de discutir o documento em grupo e
departamento. O Blogue EXPRESSÃO irá ao longo dos próximos dias dar uma visão
mais pormenorizada do documento, salientando sobretudo os valores e as
competências-chave que são esperáveis de um aluno ao fim da escolaridade
obrigatória.
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