Continuamos a analisar o documento PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA
ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA, em discussão no Agrupamento.
A Nota
Introdutória do PERFIL DOS ALUNOS, documento agora em discussão, salienta que as
reformas educativas ao longo de 30 anos de Lei de Bases se caracterizaram por
alterações “individualizadas e desiguais”, sendo pois desejável “uma visão
integrada dos documentos curriculares e consequentemente das aprendizagens”. As
alterações foram sendo introduzidas com objetivos de melhoria de qualidade do
sistema e também de ir alargando a escolaridade obrigatória, o que realmente
aconteceu, estando atualmente a escolaridade obrigatória nos 18 anos. Este
Perfil dos Alunos constitui assim um guia para a sociedade, com uma “visão de
escola e um compromisso de escola”, num sentido inclusivo. Aqui estará pois “a matriz para a tomada de decisão
sobre as opções de desenvolvimento curricular”.
Numa ideia de preparar para a novidade e a complexidade e numa
perspetiva de levar o aluno a “querer aprender” ao longo da vida, os princípios
pelos quais o desenvolvimento curricular se deverá fazer serão os seguintes:
A. Um perfil de base humanista
B. Educar ensinando para a consecução efetiva das aprendizagens
C. Incluir como requisito de educação
D. Contribuir para o desenvolvimento sustentável
E. Educar ensinando com coerência e flexibilidade
F. Agir com adaptabilidade e ousadia
G. Garantir a estabilidade
H. Valorizar o saber
Pormenorização de cada um dos princípios
no documento.
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