quarta-feira, 1 de março de 2017

PERFIL DOS ALUNOS - 3 Os princípios de desenvolvimento curricular


     Continuamos a analisar o documento PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA

 ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA, em discussão no Agrupamento.

A Nota Introdutória do PERFIL DOS ALUNOS, documento agora em discussão, salienta que as reformas educativas ao longo de 30 anos de Lei de Bases se caracterizaram por alterações “individualizadas e desiguais”, sendo pois desejável “uma visão integrada dos documentos curriculares e consequentemente das aprendizagens”. As alterações foram sendo introduzidas com objetivos de melhoria de qualidade do sistema e também de ir alargando a escolaridade obrigatória, o que realmente aconteceu, estando atualmente a escolaridade obrigatória nos 18 anos. Este Perfil dos Alunos constitui assim um guia para a sociedade, com uma “visão de escola e um compromisso de escola”, num sentido inclusivo. Aqui estará pois “a matriz para a tomada de decisão sobre as opções de desenvolvimento curricular”.
Numa ideia de preparar para a novidade e a complexidade e numa perspetiva de levar o aluno a “querer aprender” ao longo da vida, os princípios pelos quais o desenvolvimento curricular se deverá fazer serão os seguintes: 
A. Um perfil de base humanista 
B. Educar ensinando para a consecução efetiva das aprendizagens 
C. Incluir como requisito de educação 
D. Contribuir para o desenvolvimento sustentável 
E. Educar ensinando com coerência e flexibilidade 
F. Agir com adaptabilidade e ousadia 
G. Garantir a estabilidade 
H. Valorizar o saber 
Pormenorização de cada um dos princípios no documento.

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