Avaliemos agora as competências que
o PERFIL DOS ALUNOS, atualmente em discussão pública, prevê como essenciais para o homem do século XXI. Analisemos
as 3 primeiras áreas.
As competências na área das Linguagens
e Textos compreendem o domínio das línguas materna e estrangeiras, das
linguagens matemáticas, tecnológicas, científicas e artísticas a um nível
nuclear de compreensão e expressão e aplicando estas linguagens nos diferentes
contextos.
No que respeita às competências na
área da Informação e Comunicação, elas “dizem respeito à seleção, análise produção e divulgação de
produtos, experiências e conhecimento em diferentes formatos”. Pretende-se que
o jovem consiga pesquisar e mobilizar informação, recorrendo a instrumentos diversificados,
conseguindo uma atitude crítica e autónoma. Comunicar “de forma adequada e
segura” é assim o passo para que o jovem consiga transformar informação em
conhecimento.
A área do Raciocínio e Resolução de Problemas aponta para competências de procurar e encontrar respostas para os
problemas, implicando isto o planeamento e execução de pesquisas, o desenho e gestão
de trabalhos de projeto e a “construção de produtos e de conhecimento” a partir desses projetos.
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