domingo, 5 de março de 2017

PERFIL DOS ALUNOS - 7 As áreas do pensamento crítico e criativo e desenvolvimento pessoal




Continuamos a analisar as competências que o PERFIL DOS ALUNOS prevê como essenciais para o homem do século XXI.
Analisamos agora as áreas relativas ao Pensamento crítico e pensamento criativo; ao Relacionamento interpessoal e ao Desenvolvimento pessoal e autonomia.
As competências na área do Pensamento crítico e pensamento criativo realizam-se de forma a conseguir levar o aluno a “observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas”. Gerar e aplicar novas ideias em contextos específicos é o objetivo do pensamento criativo, “identificando soluções alternativas e estabelecendo novos cenários”. Pensar de forma lógica e abrangente, apelar a diferentes conhecimentos, metodologias e ferramentas, prever o impacto do que decidimos e “desenvolver novas ideias e soluções” são caminhos desta área.
No que respeita às competências na área do Relacionamento interpessoal, a aprendizagem implica que o aluno aprenda a trabalhar em equipa, a cooperar, a argumentar e defender uma ideia, ouvindo, interagindo, argumentando, negociando. Trabalhar em equipa mas também entrar em competição, que exige comportamentos adequados.
A área do desenvolvimento pessoal e autonomia prevê, como é fácil adivinhar, que o aluno adquira capacidade de aprender, integrando “pensão, emoção e comportamento”. Um aluno deve ao longo da escolaridade identificar áreas de interesse e de alargamento das competências, consolidar e aprofundar as que já tem, numa linha de aprendizagem ao longo da vida; e estabelecer objetivos, ganhando capacidade de autonomia para a concretização dos seus projetos.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.