Continuamos a analisar as
competências que o PERFIL DOS ALUNOS prevê como essenciais para o homem do
século XXI.
Analisamos agora as áreas relativas ao Pensamento crítico e
pensamento criativo; ao Relacionamento interpessoal e ao Desenvolvimento
pessoal e autonomia.
As competências na área do
Pensamento crítico e pensamento criativo realizam-se de forma a conseguir levar
o aluno a “observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às
experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas”. Gerar
e aplicar novas ideias em contextos específicos é o objetivo do pensamento
criativo, “identificando soluções alternativas e estabelecendo novos cenários”.
Pensar de forma lógica e abrangente, apelar a diferentes conhecimentos,
metodologias e ferramentas, prever o impacto do que decidimos e “desenvolver
novas ideias e soluções” são caminhos desta área.
No que respeita às competências na
área do Relacionamento interpessoal, a aprendizagem implica que o aluno aprenda
a trabalhar em equipa, a cooperar, a argumentar e defender uma ideia, ouvindo,
interagindo, argumentando, negociando. Trabalhar em equipa mas também entrar em
competição, que exige comportamentos adequados.
A área do desenvolvimento pessoal e
autonomia prevê, como é fácil adivinhar, que
o aluno adquira capacidade de aprender, integrando “pensão, emoção e
comportamento”. Um aluno deve ao longo da escolaridade identificar áreas de
interesse e de alargamento das competências, consolidar e aprofundar as que já
tem, numa linha de aprendizagem ao longo da vida; e estabelecer objetivos,
ganhando capacidade de autonomia para a concretização dos seus projetos.
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