segunda-feira, 6 de março de 2017

PERFIL DOS ALUNOS - 8 As áreas do bem-estar, arte, técnica e corpo



Continuamos a analisar as competências que o PERFIL DOS ALUNOS prevê como essenciais para o homem do século XXI.
As áreas seguintes em análise e que se julgam essenciais são o bem-estar e a saúde;  a sensibilidade estética e artística; o saber técnico e tecnologias; a consciência e o domínio do corpo.
No bem-estar e saúde, as competências a adquirir têm a ver com a adoção de comportamentos que promovam a saúde e o bem-estar, nas mais diversas vertentes da vida, desde a alimentação à sexualidade. Chegar à consciência e responsabilidade ambiental e social é outro desígnio desta área de competências.
Quanto à sensibilidade estética e artística, o desenvolvimento da expressividade de cada indivíduo e a formação do gosto e do juízo crítico mas também o domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística devem levar a uma “vivência cultural informada”. Compreender os processos criativos na sua vertente de património material e imaterial mas também na criação contemporânea deve ser o resultado. Outro desígnio é conseguir levar o jovem a apreciar criticamente as realidades artísticas e tecnológicas e a sua relação com as comunidades e os universos culturais.
As competências na área do saber técnico e  das tecnologias devem levar o jovem a compreender os fenómenos técnicos e científicos e a aplicá-los para responder às necessidades humanas. Ser capaz de manipular materiais, executar operações técnicas para atingir objetivos e adequar os produtos aos diferentes contextos em atividades experimentais e operações práticas é o que deve o jovem saber conseguir.
Finalmente, a consciência e o domínio do corpo. Nesta área, deve aprender-se a ter consciência do corpo, das suas potencialidades, controlando-o e dominando-o.

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