Continuamos
a analisar as competências que o PERFIL DOS ALUNOS prevê como essenciais para o
homem do século XXI.
As áreas seguintes em análise e que se julgam essenciais
são o bem-estar e a saúde; a
sensibilidade estética e artística; o saber técnico e tecnologias; a
consciência e o domínio do corpo.
No bem-estar e saúde, as
competências a adquirir têm a ver com a adoção de comportamentos que promovam a
saúde e o bem-estar, nas mais diversas vertentes da vida, desde a alimentação à
sexualidade. Chegar à consciência e responsabilidade ambiental e social é outro
desígnio desta área de competências.
Quanto à sensibilidade estética e
artística, o desenvolvimento da expressividade de cada indivíduo e a formação
do gosto e do juízo crítico mas também o domínio de processos técnicos e
performativos envolvidos na criação artística devem levar a uma “vivência
cultural informada”. Compreender os processos criativos na sua vertente de
património material e imaterial mas também na criação contemporânea deve ser o
resultado. Outro desígnio é conseguir levar o jovem a apreciar criticamente as
realidades artísticas e tecnológicas e a sua relação com as comunidades e os
universos culturais.
As competências na área do saber
técnico e das tecnologias devem levar o
jovem a compreender os fenómenos técnicos e científicos e a aplicá-los para
responder às necessidades humanas. Ser capaz de manipular materiais, executar
operações técnicas para atingir objetivos e adequar os produtos aos diferentes
contextos em atividades experimentais e operações práticas é o que deve o jovem
saber conseguir.
Finalmente, a consciência e o
domínio do corpo. Nesta área, deve aprender-se a ter consciência do corpo, das
suas potencialidades, controlando-o e dominando-o.
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