sexta-feira, 3 de março de 2017

RECORDANDO... A nossa visita à Assembleia da República


Na sala das Sessões

Na sala do Senado

No dia 15 de fevereiro, por volta das 7.00h, os alunos do 11º e 12ºano do curso de Humanidades, acompanhados pelos professores Isaltina Fernandes, Maria de Jesus Prata, Maria José Cipriano, Maria José Neto e Álvaro Agostinho Santos (professores das disciplinas de Direito, História A e Sociologia), dirigiram-se ao Edifício de São Bento da Saúde, tendo chegado ao seu destino por volta das 11.00h.

O objetivo desta viagem foi alcançado: os alunos tiveram a hipótese de estarem presentes num edifício com um valor cultural e político indiscutível e de aprender mais sobre a importância que teve e que continua a ter para o nosso país, sobre a sua organização e funcionamento.

O Refeitório dos Monges foi o primeiro local visitado pelos alunos dentro do edifício. Apesar das obras de que foi alvo, este mantém a designação que detinha no tempo do Mosteiro de São Bento da Saúde e foi possível aos alunos visualizar os azulejos que narravam a vida de São Bento e cenas do quotidiano. Neste espaço, os alunos ficaram a saber um pouco mais acerca da sua extensa história e puderam assistir a um curto filme sobre o funcionamento da Assembleia da República.

As turmas subiram pela Escadaria Nobre e visualizaram as paredes decoradas com pinturas da autoria do Mestre Martins Barata, em que estavam representadas as Cortes de Leiria de 1254 e as principais atividades do reino no século XV (Comércio, Agricultura e a Indústria). Esta escadaria dá acesso à Sala das Sessões e à Sala do Senado, que foram visitadas seguidamente e que prenderam a atenção dos alunos pela sua beleza invencível e pelo seu legado histórico. Apesar de terem sido visitadas outras salas também com uma grande importância, foi na Sala das Sessões e na Sala do Senado que os alunos tiveram a oportunidade de se sentar nos lugares ocupados pelos deputados, de serem sensibilizados para a importância das suas funções e, sobretudo, para a importância do voto.

Os alunos, durante a visita, foram orientados pelo guia responsável pelo Museu da Assembleia e pela deputada Ângela Guerra, que incentivaram os mais interessados na vida política a começar a construir o seu próprio projeto futuro e a participar desde já em tudo o que ajude o nosso país a tornar-se um sítio melhor, mais agradável e com melhores condições de vida para a nossa população.

Para muitos, foi o início de uma possível opção de vida!

Ana Catarina Plácido e André Neves (11º F)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.