sexta-feira, 11 de agosto de 2017

EXPRESSÃO 25 ANOS (12) O nascimento do Prémio Riacho


Luís Teixeira Queirós e a Marktest estão desde o princípio ligados ao Prémio Riacho

A 22 de abril de 1997 nascia o Prémio Riacho, criado pelos fundadores do antigo jornal do Liceu Nacional da Guarda com o mesmo nome, Luís Teixeira Queirós, Jacinto Saraiva Batista, Armindo Jorge Sousa Carvalheira e Luís dos Santos Veiga. Assumia a forma de um prémio anual de 100 contos para o 1º prémio e de 25 contos para uma menção honrosa atribuídos aos melhores textos publicados no  jornal escolar EXPRESSÃO nas categorias de ficção literária ou de texto de reflexão. Com o tempo adotou a forma de concurso de crónica / texto de opinião.
Atribuía os prémios a MARKTEST, empresa liderada precisamente por um destes 4 ex-alunos, Luís Teixeira Queirós, natural de S. Pedro do Rio Seco. Na cerimónia de instituição do Prémio e da assinatura do protocolo entre a ESAAG e a MARKTEST, estiveram presentes 3 dos fundadores do Riacho de 1961/62 (Luís Queirós, Luís Veiga e Jorge Carvalheira), juntamente com o diretor da ESAAG, António Morgado, e o presidente da Assembleia de Escola, Alcindo Martinho.
O discurso principal esteve a cargo de Jorge Carvalheira, que apresentou um texto com o sugestivo título “Jovens dos anos 60 aqui diante de vós”. Num ponto do discurso, JC registava que “Há 30 anos quase tudo estava organizado para que cada um correspondesse a um padrão exterior, constante de valores, como todos, discutíveis, e que não era permitido discutir. Nessa altura era mais difícil que hoje poder abrir os olhos para a vida e o mundo verdadeiros, dada a falta de informação. Porém suspeito que hoje é mais difícil do que então mantê-los abertos. Há hoje na nossa vida formas de aliciamento e alienação muito mais poderosas do que então. E toda a gente sabe que os colchões demasiado macios não são bons para a saúde.”.
Ao Prémio Riacho sucedeu o Prémio EXPRESSÃO Rio Vivo e atualmente o Prémio EXPRESSÃO Vox Populi, sempre patrocinados por empresas ou fundações ligadas a Luís Teixeira Queirós, nomeadamente a Marktest, a Associação Rio Vivo e a Fundação Vox Populi. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.