quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

AEAAG ERASMUS+ DUBLIN - DIA 2 O ensino na IRLANDA








Dia Duit! From Dublin to Guarda…
A equipa de professores do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque em mobilidade na Irlanda partilha com a comunidade os novos desenvolvimentos no sistema educativo irlandês. A alteração da estrutura do currículo nos dois ciclos do secundário representa um dos desafios atuais na educação irlandesa. A literacia da saúde e do bem-estar foi implementada a partir de setembro de 2017 como forma de combater a obesidade e contribuir para um estilo de vida saudável. Melhorar a avaliação e monitorização das boas práticas representa outro dos desafios que o sistema tem pela frente. É igualmente preocupação dos agentes educativos percecionar se as reformas políticas na educação geram impacto na transformação social.
Na primeira visita a uma escola irlandesa do ensino secundário júnior e sénior, Trinity Comprehensive School Ballymun, correspondente a 3.º ciclo e secundário em Portugal, situada nos arredores de Dublin, os professores tiveram a oportunidade de contactar uma instituição transformadora numa zona requalificada com diversas problemáticas de ordem social. Esta faz muito, com pouco, sendo o seu lema abraçar a diferença. A escola responde às necessidades educativas e sociais da comunidade sendo referência de boas práticas, quer ao nível dos resultados, quer ao nível da inclusão e transformação do meio envolvente.
No centro dos resultados obtidos por esta instituição está o Projeto JCSP – Junior Certificate School Program – Library Project desenvolvido na biblioteca. O projeto consiste num investimento na literacia e numeracia e concretiza uma aposta efetiva na leitura, nos hábitos de leitura, na escrita e no “culto do livro”. Para as atividades de disseminação ficam guardados os pormenores deste projeto, cujo lema é Every child is capable of success.
Outra escola visitada pelos professores da Guarda foi a Loreto Primary School Dalkey. Diferentemente da prática portuguesa, desde a disposição da sala de aula à dinâmica pedagógica, tudo é convidativo à aprendizagem; daí que, para espanto de um espetador alheio, a colaboração e a disciplina dos alunos seja algo de inspirador.
Slán gaélico.
A equipa
AEAAG ERASMUS+ Dublin

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.