quarta-feira, 14 de março de 2018

AUTORES DO LICEU - 11 Daniel Rocha, na poesia e no teatro


Nasceu na Guarda, mas as suas raízes ancestrais e afetivas estão em Famalicão. De facto, desde cedo ouviu os versos da mãe e as histórias do avô, o que libertou o gosto pela escrita. Estudou na Escola Afonso de Albuquerque e aqui foi aperfeiçoando o uso das palavras de modo literário. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e tem o Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). É professor no Instituto de Gouveia – Escola Profissional, onde leciona a disciplina de Português.
Publicou já vários livros com alguma regularidade, mas também há muitos textos publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais: Revista Praça Velha (Guarda), Revista Via Latina (Coimbra) e Quinqué: Revista Independiente (Casa Xitla, México).
Para além de poesia, é autor de livros de teatro, dedicados ao Julgamento e Morte do Galo do Entrudo ou peças teatrais, em colaboração com o Teatro do Imaginário – Grupo de Amigos do Manigoto, escritas para a Câmara Municipal da Guarda ou a propósito da celebração dos 245 anos da cidade de Pinhel. Para além do trabalho como dramaturgo, dedica-se à encenação e representação.
Em colaboração com Jos van den Hoogen, tem desenvolvido um trabalho de tradução da obra do poeta holandês Lucebert para a língua portuguesa.
Foi colaborador da Rádio Altitude (Guarda), no espaço de opinião "Crónica Diária". Mantém uma crónica no Portal Bombeiros.pt, no espaço "A visão do Bombeiro".
Algumas obras editadas: Refrações em três andamentos; Tenho uma pedra na cabeça : no lado esquerdo anterior frontal ou nada disto; Bloemlezing : 7 + 7 + 1; O convento; A casa da memória. A segunda, terceira e quarta obras estão à venda na Feira do Livro - Autores do Liceu. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.