sexta-feira, 23 de março de 2018

AUTORES DO LICEU - 22 Vergílio Ferreira, o nosso maior escritor



Vergílio António Ferreira nasceu em Melo (Gouveia), em 1916 e morreu em Lisboa em 1996. Sendo os seus pais emigrantes foi estudar para o Seminário do Fundão e chegou ainda a frequentar o da Guarda concluindo os seus estudos secundários no Liceu Nacional da Guarda. Em Coimbra, licenciou-se em Filologia Clássica e posteriormente exerceu funções docentes no Ensino Secundário em Évora, Bragança e Faro. É um dos maiores romancistas portugueses do século XX com incursão na poesia e no texto diarístico.
Começou por ser neorrealista, com os romances "Vagão Jota" (1946), "Mudança" (1949), etc. No entanto, a partir da publicação de "Manhã Submersa" (1954) e, sobretudo, de "Aparição" (1959), Vergílio Ferreira passa a escrever sobre preocupações de natureza metafísica e existencialista. A sua prosa, que entronca na tradição queirosiana e em Dostoievski, é uma das mais inovadoras dos ficcionistas deste século. Temas como a morte, o mistério, o amor, o sentido do universo, o vazio de valores, a arte, são recorrentes na sua produção literária. Vergílio Ferreira deixou-nos, ainda, vários volumes do diário intitulado "Conta-Corrente". Das suas últimas obras destacam-se: "Espaço do Invisível", "Do Mundo Original" (ensaios), "Para Sempre" (1983), "Até ao Fim" (1997), "Na tua Face" (1993) e a última, que deixou incompleta, Cartas a SandraRecebeu o Prémio Camões em 1992.
Na Feira do Livro - Autores do Liceu (ainda em Santa Clara até dia 23 à tarde) temos à venda Cartas a Sandra, Conta Corrente I e II, Aparição e Alegria Breve.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.