terça-feira, 10 de abril de 2018

FOI HÁ POUCO Agrupamento debateu viagem à Irlanda



Foi há pouco, às 17 horas, no Grande Auditório da ESAAG, a sessão dos professores que foram à Irlanda no ERASMUS+. A sessão pretendia divulgar o que a visita à Irlanda tinha trazido de novo no campo da observação das práticas educativas e da organização do sistema educativo. Sobre a realidade irlandesa já os textos publicados há um mês no Blogue EXPRESSÃO explicaram muito. Nesta sessão focou-se sobretudo a atitude muito positiva dos alunos irlandeses na escola, a mais reduzida carga horária, a importância da biblioteca e das atividades artísticas na realização do aluno e a menor carga de exames.
A sessão permitiu também questionar a realidade do sistema educativo em Portugal, muito preso a um ensino tradicionalista e muito causador de indisciplina e rejeição pelos alunos. Nas conversas perpassou a manifesta dificuldade de transformação do sistema português, quando se olha sem entusiasmo a oportunidade da flexibilidade curricular, quando os projetos pedagógicos são meros epifenómenos, quando a partilha é recusada pelos professores, quando o conformismo é geral, quando não se consegue sair de um modelo padronizado de ensino que segrega uns para fazer avançar outros. A cristalização dos encarregados de educação em modelos protetores dos filhos e a falta na escola de professores jovens com outra garra e projetos mais dinâmicos foram outros problemas focados.
No final ficou o convite a que os professores participassem no debate sobre a flexibilização curricular para entrada em vigor em 2018/19 e o vissem como uma oportunidade de renovar o ensino, atraindo mais os alunos para aprenderem mais e melhor.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.