quinta-feira, 12 de abril de 2018

PISA AMANHÃ NA ESAAG Serão avaliadas competências de leitura, matemática e ciências




    O PISA - Programme for International Students Assessment -, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), é uma avaliação da literacia de leitura, matemática e científica dos alunos de 15 anos de cerca de 80 países/economias de todo o mundo. Portugal participa no PISA desde a sua primeira edição em 2000 e vai voltar a participar em 2018, tendo contado sempre com a participação empenhada das escolas e dos alunos que representam o nosso país.

      O PISA tem as seguintes características:
·        É o maior estudo internacional na área da educação.
·        Avalia alunos com cerca de 15 anos de idade.
·        Avalia a preparação dos jovens para a sua vida ativa.
·        Avalia a literacia dos alunos em ciências, matemática e leitura.
·        Recolhe informação de contexto sobre as práticas educativas nos países participantes.

      Participar no PISA é importante porque os resultados da avaliação podem ser utilizados para:
·        Identificar o nível de preparação dos alunos que estudam em Portugal para continuarem a aprender depois de terminarem a escolaridade,
·        Identificar as áreas que necessitam de aperfeiçoamento ao longo do tempo, por parte das escolas, dos sistemas educativos e dos governos;
·        Comparar o desempenho dos alunos e as condições de aprendizagem entre os diferentes países.

    Tendo o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque já participado no PISA 2012 e no PISA 2015, foi agora convidado a participar no estudo principal do PISA 2018. Para este estudo foram selecionados aleatoriamente, entre os alunos e professores elegíveis, 46 alunos e 25 professores deste Agrupamento para responderem a um questionário.

Os alunos selecionados respondem a um teste, em computador, constituído por questões de leitura, de matemática e de ciências e, também, por um conjunto de questões sobre a sua literacia financeira. No final é-lhes pedido que respondam a dois questionários, também em computador. Um dos questionários contempla as atitudes dos alunos relativamente à aprendizagem e as suas experiências de vida e o outro é sobre temas financeiros e contempla a experiência dos alunos, dentro e fora da escola, quanto a assuntos relacionados com o dinheiro.
    A aplicação do estudo principal do PISA 2018 irá decorrer na Escola Secundária de Afonso de Albuquerque no dia 13 de abril, nas salas de informática, no período da manhã.
     Paralelamente também serão preenchidos os “Questionário à Escola”, o “Questionário ao Professor” e o “Questionário aos Pais”. O Questionário à Escola é respondido pela Diretora e recolhe informação que elucida o PISA sobre como funcionam os sistemas educativos dos vários países e sobre as semelhanças e diferenças entre eles. O questionário aos professores, fornece informação fundamental sobre o ensino na sala de aula e dá uma perspetiva sobre a formação inicial e contínua dos professores e sobre as suas experiências de ensino. Neste estudo principal do PISA 2018 existe um questionário destinado aos professores de Português (10 professores selecionados) e outro destinado aos professores de outras disciplinas (15 professores selecionados). O “Questionário aos Pais”, respondido pelos pais dos alunos selecionados, acrescenta uma dimensão importante aos dados PISA ao recolher informação sobre as experiências educativas anteriores e o ambiente familiar dos alunos.
    Mais informação no sítio da OCDE em https://www.oecd.org/pisa/ ou no sítio do Centro Nacional, em http://iave.pt/np4/12.html

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.