quarta-feira, 30 de maio de 2018

LEITURAS PARA FÉRIAS - 7 O estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, a sugestão de Jorge Jesus



"The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde" é uma novela gótica, com elementos de ficção científica e terror, escrita pelo autor escocês Robert Louis Stevenson e publicada originalmente em 1886. Na narrativa, um advogado londrino chamado Gabriel John Utterson investiga estranhas ocorrências entre o seu velho amigo, o Dr. Henry Jekyll, e o assustador Edward Hyde. Para uma sociedade de costumes tão conservadores (e tão opostos entre classes sociais) como a sociedade Londrina e Victoriana de finais do Século XIX, o choque entre o estatuto social distinto do Dr. Jekyll e a depravação sexual e vícios de Mr. Hyde cria um espaço ficcional inigualável para que se descreva a complexidade da condição humana e as suas angústias e receios... Que poderiam ser as nossas!
A obra é conhecida pela representação vívida do fenómeno das múltiplas personalidades, porquanto a teoria simplista e maniqueísta de que numa mesma pessoa existe uma personalidade boa e outra má, ambas muito distintas uma da outra, era perfeitamente credível na época. O impacto do romance foi tal que se tornou um sucesso imediato e tornou-se uma das obras mais vendidas de R. L. Stevenson. Ainda hoje a expressão "Jekyll e Hyde" é usada para indicar uma pessoa que age de forma moralmente diferente, dependendo das situações.
Adaptações teatrais começaram a ser encenadas em Londres um ano após a sua publicação, e a partir de então o livro inspirou a realização de diversos filmes e peças de teatro. O aclamado autor de literatura de terror Stephen King chegou a considerar a obra como um dos três grandes clássicos daquele género literário, sendo os outros dois "Frankenstein" (de Mary Shelley) e "Dracula" (de Bram Stocker). A obra está actualmente em domínio público e disponível gratuitamente na Internet em língua inglesa. Boa leitura!
Jorge Jesus (professor)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.