quinta-feira, 31 de maio de 2018

LEITURAS PARA FÉRIAS - 8 Fernão de Magalhães, a sugestão de Leopoldo Mesquita



Esta obra de Stefan Zweig sobre Fernão de Magalhães parte de uma profunda admiração do autor por uma das personalidades mais marcantes da História mundial de todos os tempos.
Contra obstáculos gigantescos de toda a ordem, Fernão de Magalhães conseguiu conduzir uma pequena frota até à zona do Oceano Pacífico onde, no sentido inverso, de Ocidente para Oriente, os Portugueses já tinham chegado sob o comando de Afonso de Albuquerque e outros.
Com uma riqueza literária inexcedível e contendo um manancial de informação sobre todos os passos desta gesta heroica, desde a preparação da viagem até ao seu termo, Stefan Zweig faz-nos o retrato psicológico de um transmontano de gema, feito de uma peça única e de antes quebrar que torcer, um homem simples mas capaz de, por si só, remover montanhas, um verdadeiro exemplo que nos ajuda a perceber como foram possíveis os feitos fantásticos dos Portugueses ao longo da sua História de quase nove séculos.
Acreditem que este é um livro que se lê com enorme prazer, uma excelente leitura para as merecidas férias que se avizinham!
(Leopoldo Mesquita – professor)


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.