sexta-feira, 15 de junho de 2018

ANTEONTEM, DIA 13 10º E e F subiram ao Cabeço das Fráguas













      
      Caminhada ao cabeço das Fráguas 
No dia 13 de junho, quarta-feira, os alunos do 10º F e as alunas de latim do 10º E deslocaram-se ao Cabeço das Fráguas com a finalidade de conhecer in loco a inscrição celtibera da Laje da Moira. A iniciativa foi proposta pelo Professor de Latim A, aos alunos desta disciplina e alargada à Turma F. Juntaram-se posteriormente as disciplinas de História A e Educação Física.
A saída da Escola deu-se por volta das 10 horas e, com a permissão de S. Pedro, avançámos de autocarro até ao sopé do cabeço. Iniciou-se então a subida, com as preciosas orientações da Professora Bibi, a corta-mato, com alguma dificuldade pois a inclinação é bastante elevada, mas o esforço foi recompensado com a chegada ao cume. Ali contemplámos a soberba paisagem do planalto guardense e das campinas da Cova da Beira. Vimos a inscrição na Laje da Moira em celtibero, uma das únicas que restam na península. Pudemos ainda observar, embora o crescimento das ervas nos últimos dias não ajudassem, os restos do povoamento que ali existiu. Recordámos as lendas relativas ao cabeço e retemperámos forças.
Depois iniciámos a descida que foi mais fácil de fazer, lembrando a propósito a história do pícaro Veloso de “Os Lusíadas”. Regressámos à Escola onde chegámos a tempo do apetecido almoço. Valeu acima de tudo a confraternização da turma e de salientar o comportamento exemplar de todos os participantes.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.