sábado, 10 de novembro de 2018

CANDIDATOS À AE Francisco Isidro lidera a Lista O



Francisco Isidro (do 11º A) é o candidato da Lista O ao cargo de Presidente da Associação de Estudantes. Ele respondeu às nossas perguntas. 
Como surgiu a vontade de te apresentares à eleição para presidente da associação de estudantes?
Eu frequento esta Escola há 5 anos e desde então que assisto às campanhas das listas: os jogos, os insufláveis, os artistas, a comida, etc. Sempre achei a época de campanhas uma ótima iniciativa que permite aos alunos descontrair e aproveitar o entretenimento de graça. Contudo, penso que é esse o problema: as campanhas são vistas como nada mais do que uma festa, e a presidência da Associação como um prémio para quem tiver mais comida ou trouxer melhores artistas. A Associação de Estudantes não é um prémio, é o órgão que representa os alunos do Agrupamento. O órgão que dá uma voz aos alunos para que eles possam ser ouvidos e defende os seus interesses até ao máximo possível. Desde o 10º ano que tenho intenção de me candidatar, e pretendo levar a cabo uma campanha não só focada na diversão, mas também empenhada em fazer com que estas eleições recebam o respeito que merecem, algo que não se tem verificado nestes últimos anos, pelo menos a meu ver. No entanto, os alunos não votam só em mim, porque eu não sou a Lista O. A Lista O é composta por mim e por 24 outros membros competentes e extremamente empenhados, e tenho a certeza de que conseguiremos constituir uma Associação igualmente competente e empenhada. Portanto, posso responder que a minha candidatura surgiu não só por vontade, mas também por necessidade. Uma necessidade de transformar estas eleições em algo que é levado a sério e de proporcionar aos alunos da Escola uma melhor experiência escolar. Uma necessidade, portanto, de mudança.
Indica dois aspetos que podem melhorar no funcionamento da Escola ou do Agrupamento.
Em primeiro lugar, devo dizer que penso que a Escola tem ótimas condições, certamente as melhores do Agrupamento. No entanto, há sempre melhorias a realizar. Uma das medidas que pretendemos levar a cabo é a renovação do material desportivo, visto que em alguns casos está em péssimas condições, o que por vezes impede o normal decorrer das aulas de Educação Física e das atividades do Desporto Escolar. Para além das medidas que requerem mais investimento orçamental, pretendemos também realizar diversas atividades para melhorar a formação dos alunos no que toca ao dia-a-dia. Aulas de primeiros-socorros e aulas de autodefesa compõem a vertente prática deste objetivo. Na vertente teórica inserir-se-iam diversas palestras e apresentações de prevenção do suicídio e distúrbios alimentares e também ações de sensibilização para problemas na sociedade, tais como o racismo e o sexismo. Deste modo, tentaremos criar um ambiente saudável e acolhedor para aos alunos do Agrupamento, e prepará-los de uma forma mais interativa para a vida fora da escola.
De que modo a AE pode contribuir para melhores resultados escolares dos alunos?
Penso que uma das principais medidas a tomar de modo a contribuir para melhores resultados escolares seria a apresentação da matéria dada nas aulas de uma forma mais interessante. Seja através de workshops ou aulas práticas, creio que captar o interesse dos alunos numa matéria é essencial para o seu sucesso, e esta poderá de facto ser uma ótima maneira de o fazer. Para além disso, a criação de um programa no qual os alunos poderiam dar sugestões para o que eles pensam que poderia contribuir para o melhor funcionamento da Escola é também importante, visto que as ideias dos alunos nem sempre recebem a devida atenção.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.