segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

SESSÃO ESCOLAR Parlamento dos Jovens escolheu deputados e votou medidas na ESAAG



Na passada sexta-feira, dia 18 de janeiro de 2019, por volta das 14 horas, decorreu a sessão escolar do Parlamento dos Jovens, onde 10 alunos do 10.º e 11.º ano debateram o tema “Alterações Climáticas, Reverter o Aquecimento Global”. Entre esses 10 alunos, Diana Bernardo, aluna do 11.º D, desempenhava o papel de Presidente de mesa e tinha como principal função manter a ordem; Bárbara Pinto, do 11º B, foi a secretária, encarregada de redigir a ata da sessão, e entre os deputados estavam a representar a escola a cabeça de lista, Francisca Matos, do 11º D, Rafael Jorge, do 11.º B, Carolina Ferreira, do 11.º F, Mariana Passos, do 11º F, Ana Robalo, do 10º G, Tomás Jacinto, do 10.ºA, Francisco Fonseca, do 11ºB e João Nunes, do 11ºC.
Durante esta sessão escolar foram apresentadas as diversas medidas para reverter o aquecimento global e combater as alterações climáticas. As medidas eram as seguintes: “Introdução, em Portugal, da “Green Tax”; “Introdução, em Portugal, de um imposto sobre o gás metano”; “Implementação de “telhados verdes” em infraestruturas com telhados apropriados para o efeito”; “Reestruturação do sistema educativo em Portugal de modo a que a base e o foco central do mesmo sejam as alterações climáticas”; “Alteração da dieta do gado bovino de modo a que seja produzido menos gás metano na sua criação”; “Implementação de um caixote do lixo por fogo cujo peso semanal se refletirá na fatura da água”; “Implementação do piso Pavegen como nova fonte de energia renovável nos grandes centros urbanos e em zonas bastante movimentadas”. As medidas foram defendidas pelos diversos deputados enquanto também responderam a questões feitas pelo público. Os professores responsáveis pelo projeto foram intervindo e questionando, dando também conselhos ao longo da sessão.
Finalmente, quando as medidas acabaram de ser debatidas, chegou-se à conclusão de que duas medidas deveriam ser englobadas numa só, tendo sido o “Introdução de um imposto sobre o metano” e a “Alteração da dieta do gado bovino de modo a que seja produzido menos gás metano” transformadas numa só medida.
O trabalho feito durante meses foi mostrado neste mesmo debate, em que os alunos não só expuseram as suas medidas inovadoras para combater este problema atual, mas também as suas ideias e mostraram as suas capacidades de argumentação. Infelizmente, apenas 3 destas medidas puderam ser votadas e apenas 3 deputados puderam ser escolhidos entre os 10.
Chegou a altura da votação e, num voto de braço no ar, foram escolhidas as medidas que iriam ser levadas para a distrital do Parlamento dos Jovens. Entre as 6 medidas foram votadas pela maioria a “Introdução de “telhados verdes” em infraestruturas com telhados apropriados para o efeito”, “Implementação do piso Pavegen...” e as medidas “Introdução de um imposto sobre o gás metano” e “Alteração da dieta do gado bovino de modo a que seja produzido menos gás metano” que haviam sido transformadas numa só. A votação para a escolha dos deputados que iriam representar a escola na fase distrital já foi secreta. Dos 10 deputados foram escolhidos o aluno Rafael Jorge, Francisco Fonseca e Francisca Matos como deputados efetivos e como suplente foi escolhida a aluna Carolina Ferreira. Apesar de nem todos os alunos poderem representar a escola na fase distrital, todos tiveram um papel importante neste projeto e, sem o trabalho de todos, nada do que se conseguiu atingir teria sido possível. Tal como numa peça de teatro, quem trabalha por de trás do palco é tão ou mais importante do que quem dá a cara, pois são todos que tornam algo possível.
Carolina Ferreira (11º F)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.