sábado, 23 de fevereiro de 2019

CONGRESSO DA APPF - 2 Os temas que foram tratados



      Carlos Pais Rodrigues continua a responder às perguntas sobre o Congresso da APPF dos passados dias de 25 e 26 de janeiro.
Que temas importantes foram debatidos?
Teria sido difícil propor um tema central mais atual e pertinente do que aquele que foi tratado: As aprendizagens essenciais no ensino das línguas: novos desafios metodológicos (ver cartaz). Contudo, se este constituiu a pedra angular deste Congresso, a verdade é que muito foi sendo construído à sua volta; consoante o momento do dia, as conferências plenárias alternavam com ateliês que decorriam em simultâneo, por isso, era mesmo impossível estar/ ser omnipresente – havia que fazer escolhas! 
Nesses mesmos ateliês, para além da temática central, houve espaço para integrar outros subtemas como, e a título de exemplo, O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna na disciplina de Francês ou O eTwinning integrado no currículo. De modo mais informal, até mesmo no convívio dos intervalos, foram sempre sendo feitas algumas trocas de experiências de boas práticas entre várias escolas do país – pois este congresso tem-se vindo também a afirmar cada vez mais como um espaço de (re)encontro e de partilha !
A DGE (Direção Geral de Educação), a Agência Nacional Erasmus+ e a SGEC (Secretaria Geral da Educação e Ciência) estiveram também dignamente representadas em sessões que visavam a divulgação de programas e projetos na área do Francês: o DELF, a SELF, o Programa de Assistentes de Português em França, o Selo Europeu para as Línguas,…
É ainda de referir a presença de editoras especializadas: Editions Maison des Langues, Editions Didier, CLE International, Areal, Porto Editora,
Como diria um francófono francófilo: « Le Congrès, c´est top! »

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