segunda-feira, 29 de julho de 2019

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO Boletim DGE de julho abre com Projetos-Piloto de Inovação Pedagógica



O Boletim DGE de julho faz um balanço dos projetos-piloto de inovação pedagógica (PPIP), que foram regulamentados pelo Despacho n.º 3721/2017 “em regime de experiência pedagógica, durante três anos escolares, e orientados para a adoção de medidas que, promovendo a qualidade das aprendizagens, permitissem uma efetiva eliminação do abandono e do insucesso escolar em todos os níveis de ensino.”. Funcionaram assim nos 3 últimos anos letivos e permitiram conclusões como as que se seguem.
Algumas das medidas desenhadas pelos Agrupamentos para alcançarem os objetivos dos projetos e que atenderam aos problemas identificados foram por exemplo "a possibilidade de aglomerar disciplinas independentes criando outras mais abrangentes, garantindo o cumprimento das cargas horárias semanais previstas nos diferentes normativos que acompanharam os anos da experiência; a possibilidade de diferente organização da disciplina TIC; a semestralização do calendário escolar; a Criação do Plano do Aluno; a Reorganização dos alunos em grupos de trabalho, em vez de turmas de constituição fixa; a criação de equipas multidisciplinares nos 1.º e 2.º Ciclos e de equipas de docentes interciclos; a possibilidade dos Conselhos de Turma terem uma constituição permanente e outra alargada.".


Participaram as seguintes escolas e agrupamentos: Agrupamento de Escolas do Freixo, Agrupamento de Escolas de Cristelo, Agrupamento de Escolas da Marinha Grande, Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, Agrupamento de Escolas da Boa-Água e Agrupamento de Escolas de Silves Sul.
Nota de abertura sobre este tema e Boletim Completo aqui. (Imagem porvir.org)

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