terça-feira, 22 de outubro de 2019

31 VEZES SOPHIA (16) Dedicatórias de Sophia para Francisco e vice-versa



Eis duas dedicatórias de livros, de Francisco Sousa Tavares para Sophia de Mello Breyner Andresen e de Sophia para Francisco:

De Francisco para Sophia
Livro: Combate Desigual, 1960 
"Devo este livro e o que ele representa de bom, de pureza e constância de ideal, de procura apaixonada da verdade, de tentativa sempre renovada e difícil de compreensão, de atitude criadora e viva, a minha mulher, Sofia de Mello Breyner Andresen. Habituei-me a ver na sua poesia uma exigência sem abdicações, na sua vida uma inteireza total, na sua presença o sinal de Deus no meu próprio destino. Com ela, com a sua determinação, a sua força, a sua pureza, não há derrota possível, não há desespero, não há mentira. Juntos lutamos, sofremos e cumprimos a vida. Juntos servimos Portugal, e juntos aguardamos a Terra prometida. "
Lisboa, Novembro de 1959

De Sophia para Francisco
Livro: Contos Exemplares, 1962 
"Para o Francisco, que me ensinou a coragem e a alegria do combate desigual" [Dedicatória manuscrita no exemplar que lhe ofereceu: "Para o Francisco, com a memória dos inumeráveis combates que travamos juntos todos os dias contra a estupidez, a mentira, a mediocridade. Com a minha confiança em todas as coisas verdadeiras e claras, em todas as matérias da Esperança"].
Sophia – Lix. 11 de Jan. – 1963


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.