segunda-feira, 27 de abril de 2020

PLANO DE ENSINO À DISTÂNCIA DO AEAAG Perguntas e Respostas para compreender melhor o E@D



O Plano de Ensino à Distância do AEAAG está a desenvolver-se há alguns dias. Aqui ficam algumas Perguntas e Respostas para compreender o Plano E@D.

De que modo têm lugar no Plano E@D do AEAAG as atividades à distância em cada turma?
Do 1º ao 9º ano, as atividades do #Estudo em Casa organizam-se na RTP Memória. Estas atividades televisivas complementam o trabalho de cada professor com os seus alunos através das plataformas de aprendizagem e o correio eletrónico. No 10º, 11º e 12º anos a aprendizagem faz-se só para já pelas plataformas e correio eletrónico. No 11º e 12º ano a aprendizagem presencial está anunciada para se iniciar a 18 de maio.
Como se fará a avaliação dos alunos?
O documento Ensino à Distância AEAAG acentua a avaliação formativa como privilegiada neste processo de ensino neste período. Esta semana os Departamentos estão a auscultar os grupos disciplinares sobre o carácter formativo da avaliação deste período e os critérios de avaliação a aplicar nesta situação, tendo em conta que será difícil obter dados de testes escritos à distância, que são na maior parte das disciplinas os instrumentos de avaliação sumativa mais valorizados.
Como se desenvolvem as atividades no Pré-escolar e 1º ciclo?
Em cada semana cada educadora ou professor titular de turma envia aos pais das crianças um plano de aprendizagem para a semana, a ser acompanhado pelos pais. Estes darão depois, a partir da execução dos trabalhos, a ideia de como os trabalhos foram aplicados pelos alunos.
E no 2º e 3º ciclos e ensino secundário é diferente?
A programação dos trabalhos deve também ser feita prevendo prazos razoáveis para a execução de tarefas, espaços para tirar dúvidas, meios eletrónicos de entrega de trabalhos e sessões síncronas quando elas forem úteis. Tudo coordenado pelo conselho de turma. 
No Ensino Profissional haverá estágios profissionais?
Não poderá haver estágios (Formação em Contexto de Trabalho) neste resto de ano letivo. As atividades letivas dos alunos do 2º ano que tinham estágio avançarão entretanto pelos módulos do 3º ano para ganhar tempo. Os do 3º ano terão aulas à distância e prepararão a Prova de Aptidão profissional que realizarão à distância.
Quanto tempo devem durar as tarefas propostas aos alunos?
20-30 minutos no Ensino Básico e 40-50 minutos no Ensino Secundário.
E quando se devem realizar as sessões síncronas?
As sessões síncronas realizam-se no máximo de duas por dia do 1º ao 9º ano. O Ensino Secundário terá 4 sessões síncronas por dia no máximo. No Ensino Profissional serão 3 sessões diárias no máximo. Estas sessões têm sobretudo a função de enquadrar os conteúdos programáticos, tirar as dúvidas dos alunos e, no caso do Ensino Básico, articular os conteúdos temáticos do #Estudo em Casa.
Quem faz a monitorização do Ensino à Distância AEAAG?
Uma equipa constituída pelos Coordenadores de Diretores de turma e dos Coordenadores do Ensino Pré-Escolar e 1º ciclo.
Os alunos são obrigados a comunicar sincronicamente com o professor por meios eletrónicos?
Não, se os pais não autorizarem. Em caso de não autorização, os alunos receberão os materiais em papel com instruções para a execução e entrega dos materiais.
Quem agenda o horário da turma?
É o Conselho de Turma, que organiza o horário semanal distribuindo de maneira racional as sessões síncronas e assíncronas.
E como se faz com os alunos que não tiverem Internet?
O AEAAG proporciona meios de fazer chegar aos alunos, através da coordenação do DT, os materiais em papel que permitirão ao aluno acompanhar as matérias.
Qual deve ser a preocupação dos professores ao passar materiais e tarefas?
Tanto para quem tem Internet como para quem não tem, o ME aconselha mesmo o apoio nestes termos: “Devem indicar-se, em cada semana, quais são as páginas relevantes do livro / Manual, quais os textos, os vídeos online, a documentação técnica e a referência a outros materiais que os alunos podem usar para estudar. Deve indicar-se aos alunos objetivamente qual é o objetivo de estudo em cada material, referindo o que é que se pretende que seja atingido em cada leitura / visualização / análise.”
As Bibliotecas Escolares têm algum papel específico neste Plano?
Sim. As BE preveem o apoio aos alunos através de sessões síncronas e de um conjunto de materiais que disponibilizam através dos Blogues Ler é Saber e EXPRESSÃO, mantendo também uma hora de contacto diário para professores e alunos pelos emails das Bibliotecas do 1º ciclo, Santa Clara e ESAAG. De modo geral pretendem desenvolver as literacias da leitura, dos media e da informação, dar apoio às pesquisas e ao estudo e divulgar também o trabalho das turmas nesta fase final do ano.
A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento prossegue as suas atividades de modo normal?
Devem adaptar-se as atividades desta disciplina ao facto de os alunos em geral trabalharem em grupo e portanto terem mais dificuldade de executar esses trabalhos nesta fase. Alguns trabalhos ficarão pois por concluir, mas pretende-se que os alunos adaptem os trabalhos às novas condições. Deve ser sempre valorizado em Cidadania e Desenvolvimento o seu carácter transversal e interdisciplinar.
DOCUMENTOS DO PLANO E@D À DISPOSIÇÃO NA PÁGINA DO AEAAG.

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