O Plano de Ensino à Distância do AEAAG está a desenvolver-se há alguns dias. Aqui ficam algumas Perguntas e Respostas para compreender o Plano E@D.
De que modo têm lugar no Plano E@D do AEAAG as atividades à distância
em cada turma?
Do 1º ao 9º ano, as atividades do #Estudo em Casa organizam-se na RTP Memória. Estas atividades televisivas complementam
o trabalho de cada professor com os seus alunos através das plataformas de
aprendizagem e o correio eletrónico. No 10º, 11º e 12º anos a aprendizagem faz-se
só para já pelas plataformas e correio eletrónico. No 11º e 12º ano a
aprendizagem presencial está anunciada para se iniciar a 18 de maio.
Como se fará a avaliação dos alunos?
O documento Ensino à Distância AEAAG
acentua a avaliação formativa como privilegiada neste processo de ensino neste
período. Esta semana os Departamentos estão a auscultar os grupos disciplinares
sobre o carácter formativo da avaliação deste período e os critérios de avaliação
a aplicar nesta situação, tendo em conta que será difícil obter dados de testes
escritos à distância, que são na maior parte das disciplinas os instrumentos de
avaliação sumativa mais valorizados.
Como se desenvolvem as atividades no Pré-escolar e 1º ciclo?
Em cada semana cada educadora ou
professor titular de turma envia aos pais das crianças um plano de aprendizagem
para a semana, a ser acompanhado pelos pais. Estes darão depois, a partir da
execução dos trabalhos, a ideia de como os trabalhos foram aplicados pelos
alunos.
E no 2º e 3º ciclos e ensino secundário é diferente?
A programação dos trabalhos deve
também ser feita prevendo prazos razoáveis para a execução de tarefas, espaços
para tirar dúvidas, meios eletrónicos de entrega de trabalhos e sessões
síncronas quando elas forem úteis. Tudo coordenado pelo conselho de turma.
No Ensino Profissional haverá estágios profissionais?
Não poderá haver estágios (Formação
em Contexto de Trabalho) neste resto de ano letivo. As atividades letivas dos
alunos do 2º ano que tinham estágio avançarão entretanto pelos módulos do 3º
ano para ganhar tempo. Os do 3º ano terão aulas à distância e prepararão a
Prova de Aptidão profissional que realizarão à distância.
Quanto tempo devem durar as tarefas propostas aos alunos?
20-30 minutos no Ensino Básico e
40-50 minutos no Ensino Secundário.
E quando se devem realizar as sessões síncronas?
As sessões síncronas realizam-se no
máximo de duas por dia do 1º ao 9º ano. O Ensino Secundário terá 4 sessões síncronas
por dia no máximo. No Ensino Profissional serão 3 sessões diárias no máximo. Estas
sessões têm sobretudo a função de enquadrar os conteúdos programáticos, tirar as dúvidas dos alunos e, no caso do Ensino
Básico, articular os conteúdos temáticos do #Estudo em Casa.
Quem faz a monitorização do Ensino à Distância AEAAG?
Uma equipa constituída pelos
Coordenadores de Diretores de turma e dos Coordenadores do Ensino Pré-Escolar e
1º ciclo.
Os alunos são obrigados a comunicar
sincronicamente com o professor por meios eletrónicos?
Não, se os pais não autorizarem. Em
caso de não autorização, os alunos receberão os materiais em papel com instruções
para a execução e entrega dos materiais.
Quem agenda o horário da turma?
É o Conselho de Turma, que organiza
o horário semanal distribuindo de maneira racional as sessões síncronas e
assíncronas.
E como se faz com os alunos que não tiverem Internet?
O AEAAG proporciona meios de fazer
chegar aos alunos, através da coordenação do DT, os materiais em papel que
permitirão ao aluno acompanhar as matérias.
Qual deve ser a preocupação dos professores ao passar materiais e
tarefas?
Tanto para quem tem Internet como
para quem não tem, o ME aconselha mesmo o apoio nestes termos: “Devem indicar-se, em cada semana,
quais são as páginas relevantes do livro / Manual, quais os textos, os vídeos
online, a documentação técnica e a referência a outros materiais que os alunos
podem usar para estudar. Deve indicar-se aos alunos objetivamente qual é o
objetivo de estudo em cada material, referindo o que é que se pretende que seja
atingido em cada leitura / visualização / análise.”
As Bibliotecas Escolares têm algum papel específico neste Plano?
Sim. As BE preveem o apoio aos
alunos através de sessões síncronas e de um conjunto de materiais que disponibilizam
através dos Blogues Ler é Saber e EXPRESSÃO, mantendo também uma hora de contacto
diário para professores e alunos pelos emails das Bibliotecas do 1º ciclo, Santa
Clara e ESAAG. De modo geral pretendem desenvolver as literacias da leitura,
dos media e da informação, dar apoio às pesquisas e ao estudo e divulgar também o trabalho das turmas nesta fase
final do ano.
A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento prossegue as suas
atividades de modo normal?
Devem adaptar-se as atividades
desta disciplina ao facto de os alunos em geral trabalharem em grupo e portanto
terem mais dificuldade de executar esses trabalhos nesta fase. Alguns
trabalhos ficarão pois por concluir, mas pretende-se que os alunos adaptem os
trabalhos às novas condições. Deve ser sempre valorizado em Cidadania e
Desenvolvimento o seu carácter transversal e interdisciplinar.
DOCUMENTOS DO PLANO E@D À DISPOSIÇÃO
NA PÁGINA DO AEAAG.
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