sexta-feira, 22 de maio de 2020

IAVE INFORMA SOBRE EXAMES NACIONAIS Numa parte de cada Prova só serão contabilizadas as melhores pontuações



O IAVE, Instituto de Avaliação Educativa, responsável pela avaliação externa dos alunos, publicou hoje, 22 de maio, uma informação relativa aos próximos exames nacionais do 11º e 12º anos. Deste modo, começa por confirmar que o ponto de partida para os Exames são o Perfil dos Alunos, os Programas das disciplinas e as Aprendizagens Essenciais, contendo as Informações de Exame o corpus das competências e conteúdos a avaliar.
No âmbito da autonomia das escolas, cada Escola organizou a gestão dos programas segundo os seus princípios e estratégia e isso condiciona em parte as matérias tal como foram dadas nas diferentes escolas. Apesar da crise da COVID-19, não se considera adequado alterar estes pressupostos, mas adaptá-los à atual situação, permitindo em exame uma margem de liberdade do aluno ou a valorização daquilo que ele assimilou melhor.
Deste modo, esta Informação determina que no enunciado das provas haja um conjunto de perguntas fixo e igual para todos os alunos e um conjunto de perguntas em que só as de maior pontuação serão aproveitadas. Exemplo: em 20 perguntas, por exemplo 10 seriam de pontuação fixa e atribuível a todos os alunos e nas outras 10 seriam apenas aproveitadas para o cômputo final as 5 melhor pontuadas por cada aluno. Este procedimento diminuirá as desigualdades eventualmente sentidas na lecionação de determinadas matérias por certos alunos. Os itens deste tipo em cada Prova serão divulgados proximamente.
Finalmente, e também no sentido de uma prevenção de desigualdades, fica adiada para 2021 a interdição do uso de dicionários nas línguas estrangeiras. A medida, que pretendia avaliar melhor a aquisição de vocabulário pelos alunos, deixa de fazer sentido num ano em que eventualmente algumas áreas vocabulares não foram suficientemente treinadas.
Documento completo na página do Agrupamento.

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