A percentagem global de níveis 5 (o mais elevado na
escala) alcança no conjunto dos 2º e 3º ciclos a percentagem de 30,5% (24,5% na
Páscoa). Comparando os anos de escolaridade, o nível 5 chega aos 35,2% globalmente
no 6º ano, descendo até aos 24,3% no 9º ano. Comparando as percentagens deste final
de ano com as da Páscoa, verificamos que de entre os 78 resultados para
comparação, 61 (cerca de 78%) são superiores neste final de ano. O 3º período, embora com o ensino à
distância, contribuiu bastante para a
melhoria das classificações mais elevadas, já que há aumentos de 7 ou 8 pontos percentuais no
5º, 6º e 7º anos. No 8º e 9º ano a subida foi mais ténue.
Em que disciplinas são mais numerosas nesta Páscoa as
classificações máximas (nível 5) no 2º e 3º ciclo? Os níveis 5 predominam em
Educação Moral e Religiosa Católica, chegando aos 97,4% no 7º ano, nunca
descendo abaixo dos 81,1% (6º ano). Acima dos 50% ou a rondar essa marca estão
duas disciplinas do Ensino Articulado de Música, Classe de Conjunto e
Instrumento, em vários anos.
Nas disciplinas consideradas estruturantes, em
Português os níveis 5 variam entre os 14,7% no 9º ano e os 24,8% no 7º ano. Em
Matemática, atingem o nível máximo de 32,3% no 7º ano, descendo aos 16,8% no 9º
ano. Português é a disciplina com menor taxa de níveis elevados globalmente mas
Formação Musical (Ensino Articulado) – 9º ano tem apenas 5,9%. As Línguas
Estrangeiras têm percentagens de níveis 5 entre os 20% e os 30%.
Vejam agora o quadro dos níveis elevados:
2º e 3º
ciclos – Classificações Finais
CLASSIFICAÇÕES
NÍVEL 5
(entre parênteses
percentagem da Páscoa 2020)
5º ano
|
6º ano
|
7º ano
|
8º ano
|
9º ano
|
|
Português
|
23,3% (15,6%)
|
17,8% (11,1%)
|
24,8% (23,3%)
|
14,8% (12,4%)
|
14,7% (13,1%)
|
Inglês I
|
27,9% (23,3%)
|
26,3% (17,9%)
|
33,1% (33,1%)
|
27,2% (24,3%)
|
18,8% (17,3%)
|
Espanhol II
|
-
|
-
|
28,9% (26,3%)
|
28,6% (28,6%)
|
17,2% (17,2%)
|
Francês II
|
-
|
-
|
24,2% (22,1%)
|
23,2% (21,2%)
|
21,2% (16,3%)
|
Hist. Geog.
|
22,1% (20,1%)
|
25,0% (17,9%)
|
-
|
-
|
|
Hist.
|
-
|
-
|
36,8% (28,5%)
|
33,1% (30,8%)
|
23,0% (19,9%)
|
Geografia
|
-
|
-
|
33,1% (30,8%)
|
33,7% (32,5%)
|
28,2% (24,1%)
|
Matemática
|
21,4% (21,4%)
|
14,5% (17,2%)
|
32,3% (32,3%)
|
19,5% (19,5%)
|
16,8% (15,2%)
|
Ciências N
|
39,0% (31,8%)
|
30,9% (27,2%)
|
24,1% (21,1%)
|
34,9% (33,1%)
|
19,4% (19,4%)
|
Ed. Vis.
|
10,8% (8,2%)
|
47,1% (42,8%)
|
28,0% (15,3%)
|
27,1% (17,3%)
|
31,8% (27,8%)
|
Ed. Física
|
21,0% (19,7%)
|
42,1% (42,4%)
|
26,1% (19,4%)
|
40,6% (37,1%)
|
26,9% (25,9%)
|
Ed. Tec.
|
27,8% (18,0%)
|
48,0% (38,5%)
|
39,7% (39,7%)
|
-
|
-
|
Fís. Quím.
|
-
|
-
|
21,1% (16,5%)
|
27,8% (26,0%)
|
20,9% (19,4%)
|
Oficina de Artes
|
-
|
-
|
-
|
35,4% (17,4%)
|
-
|
Ed. Mus.
|
35,8% (34,3%)
|
39,0% (35,2%)
|
-
|
-
|
-
|
Cidadania
|
42,9% (-)
|
43,7% (24,1%)
|
50,0% (-)
|
55,9% (100%)
|
48,3% (29,0%)
|
EMRC
|
90,6% (78,1%)
|
81,1% (78,4%)
|
97,4% (92,3%)
|
87,0% (87,0%)
|
85,0% (82,5%)
|
Form Mus.
|
13,0% (13,0%)
|
31,0% (31,0%)
|
33,3% (22,2%)
|
46,2% (38,5%)
|
5,9% (5,9%)
|
Cl. Conj.
|
47,8% (21,7%)
|
58,6% (55,5%)
|
50% (50%)
|
53,8% (46,2%)
|
64,7% (47,1%)
|
Instr.
|
56,5% (43,4%)
|
41,3% (37,9%)
|
50% (44,4%)
|
42,3% (61,5%)
|
23,5% (23,5%)
|
GLOBAL FINAL
30,5%
(24,5%)
|
28.9%
(21,1%)
|
35,2%
(28,2%)
|
32,9%
(24,9%)
|
32,4%
(18,3%)
|
24,3%
(22,1%)
|
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.