Na Agenda 2030 da ONU, a Educação de Qualidade é o Objetivo nº 4:
· Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos
completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre,
equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem
relevantes e eficazes.
· Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos
tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância,
bem como cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam preparados para o
ensino primário.
· Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos
os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade,
a preços acessíveis, incluindo à universidade.
· Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens
e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e
profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
· Até 2030, eliminar as disparidades de género na
educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e
formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com
deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade.
· Até 2030, garantir que todos os jovens e uma
substancial proporção dos adultos, homens e mulheres, sejam alfabetizados e
tenham adquirido o conhecimento básico de matemática.
· Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram
conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento
sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o
desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos,
igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência,
cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da
cultura para o desenvolvimento sustentável.
· Construir e melhorar instalações físicas para
educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e à igualdade
de género, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não
violentos, inclusivos e eficazes para todos.
· Até 2020, ampliar substancialmente, a nível global, o
número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os
países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os
países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação
profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de
engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em
desenvolvimento.
· Até 2030, aumentar substancialmente o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
(Fonte: unric.org)
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