Nos painéis da Rede de Escolas do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da passada sexta-feira, 15 de janeiro, o painel 4 era dedicado à "Organização semestral do ano letivo / disciplinas". Eis um testemunho da participação neste painel:
José Carvalho
(Coord. Dep. Expressões):
O
desenvolvimento do tema sugeriu uma organização semestral das disciplinas
(dependendo da sua natureza) como forma de reduzir o número de turmas por
professor, aumentar o tempo de contacto com os alunos através do aumento do
número de horas semanais da disciplina, a possibilidade de desenvolver projetos
e metodologias diferenciadas em sala de aula de forma consistente e o enfoque
no processo e na avaliação formativa em detrimento da "obsessão pela
avaliação traduzida em níveis/classificações".
Na organização semestral do ano letivo foi sugerida como mais-valia a redução da pressão sobre os momentos de avaliação (finais de período e "semanas" de testes), a gestão mais flexível do calendário escolar e os "reports" aos Encarregados de Educação com o desempenho dos seus educandos.
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