segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR (3) Mais um testemunho sobre os painéis do dia 15


      Nos painéis da Rede de Escolas do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da passada sexta-feira, 15 de janeiro, o painel 1 era dedicado à "Gestão Curricular". Eis um testemunho de um dos nossos participantes neste painel.

António Augusto Rodrigues (Coord. Português):

As linhas orientadoras desta sessão formativa da Rede de Escolas AFC à volta da Gestão Curricular foram as seguintes: opções curriculares e dinâmicas pedagógicas, de acordo com DL nº55; necessidades / propósitos que presidiram à criação de novas disciplinas; de que modo se têm revelado uma estratégia para integrar o currículo; se têm apresentado algum risco de fragmentar (ainda mais) o currículo.

O Coordenador dos trabalhos referiu-se no início da sessão à gestão curricular como tema abrangente, que deve ir ao encontro das necessidades dos alunos, que nos devemos preocupar em motivar com ofertas de percursos formativos alternativos, que é necessário reinventar a escola / currículo.

A articulação concertada entre os professores é a base desta modalidade, no contributo que cada disciplina possa fornecer nas temáticas selecionadas para serem desenvolvidas; haver articulação entre o professor de Português e o de Língua Não Materna; articulação entre o professor de determinada disciplina e o professor de apoio; articulação com os professores do Centro de Apoio às Aprendizagens e os conselhos de turma; articulação com os D.A.C. (Domínios de Autonomia Curricular).

Por fim, os professores de vários agrupamentos testemunharam sobre as disciplinas criadas e as temáticas desenvolvidas em interdisciplinaridade – temas transversais a várias disciplinas.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.