Nos painéis da Rede de Escolas do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da passada sexta-feira, 15 de janeiro, o painel 1 era dedicado à "Gestão Curricular". Eis um testemunho de um dos nossos participantes neste painel.
António Augusto Rodrigues (Coord.
Português):
As linhas orientadoras desta sessão formativa da Rede de
Escolas AFC à volta da Gestão Curricular foram as seguintes: opções
curriculares e dinâmicas pedagógicas, de acordo com DL nº55; necessidades / propósitos
que presidiram à criação de novas disciplinas; de que modo se têm revelado uma
estratégia para integrar o currículo; se têm apresentado algum risco de
fragmentar (ainda mais) o currículo.
O Coordenador dos trabalhos referiu-se no início da sessão à
gestão curricular como tema abrangente, que deve ir ao encontro das
necessidades dos alunos, que nos devemos preocupar em motivar com ofertas de
percursos formativos alternativos, que é necessário reinventar a escola / currículo.
A articulação concertada entre os professores é a base desta
modalidade, no contributo que cada disciplina possa fornecer nas temáticas
selecionadas para serem desenvolvidas; haver articulação entre o professor de Português
e o de Língua Não Materna; articulação entre o professor de determinada
disciplina e o professor de apoio; articulação com os professores do Centro de
Apoio às Aprendizagens e os conselhos de turma; articulação com os D.A.C.
(Domínios de Autonomia Curricular).
Por fim, os professores de vários agrupamentos testemunharam sobre as disciplinas criadas e as temáticas desenvolvidas em interdisciplinaridade – temas transversais a várias disciplinas.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.